Foto: Rubens Chiri/SPFC
De um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro ao risco de ocupar uma vaga na zona de rebaixamento. Esse é o desnível que o time comandado por Rogério Ceni enfrenta na principal competição nacional. Com um aproveitamento desastroso, o São Paulo passou a ocupar a 13ª colocação com 29 pontos acumulados. Devido aos deslizes, os paulistas são o 4º time com menos vitória na Série A, além de encabeçar outros rankings negativos.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
A princípio, o Tricolor Paulista conquistou apenas seis vitórias, empatou onze vezes e em sete confrontos foi derrotado por seus adversários. Como consequência do baixo rendimento dentro das quatro linhas, o São Paulo assume a vice-liderança em relação ao número de empates. Sobretudo, O Mais Querido fica atrás apenas do Ceará, que empatou 12 vezes aos longo das 24 rodadas.
Como se não bastasse a ineficiência na busca pelos três pontos, o São Paulo é o sexto time que mais sofreu gols dentre os planteis que disputam o Campeonato Brasileiro. De modo geral, o tricolor viu sua defesa falhar 29 vezes. Apesar dos deslizes ofensivos, o elenco de Rogério Ceni detém o sexto melhor ataque, com 31 bolas alçadas ao fundo das redes adversárias.
SEGUNDO TURNO
Quando analisados os jogos executados apenas no segundo turno do Brasileirão, a situação do São Paulo é mais precária ainda. Em resumo, das quatro partidas feitas até o momento, o Tricolor do Morumbi conquistou apenas 25% de aproveitamento. De modo geral, foram três derrotas e apenas um triunfo. Nesse ínterim, duas das derrotas foram concretizadas jogando como mandante.
Sobretudo, a única vitória do returno ocorreu na 21ª rodada da Série A. Na ocasião, dentro de casa, o São Paulo aplicou 3 a 0 diante do RB Bragantino. No mais, os três reveses aconteceram quando enfrentou o Flamengo (2 a 0) em casa, Santos (1 a 0), na Vila Belmiro e Fortaleza (1 a 0), no Morumbi.
NÚMEROS DO SÃO PAULO
- 13º colocado com 29 pontos
- 2º time com mais empates (11)
- 4º time com menos vitórias (6)
- 6ª pior defesa (29 gols)
- 25% de aproveitamento no segundo turno
- 6º melhor ataque (31 gols)
- 9º pior mandante
- 5º pior visitante