Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Os primeiros jogos da fase de grupos da Libertadores da América foram concretizados. Com isso, alguns clubes que disputarão a Série A 2022 entraram em campo esta semana em busca do título continental. Assim, acompanhe os desempenhos apresentados por Palmeiras, RB Bragantino, Atlético-MG, Flamengo, Athletico-PR, América-MG, Corinthians e Fortaleza na competição.
A princípio, oito clubes brasileiros garantiram vaga para a fase de grupos da Conmebol Libertadores 2022. Contudo, apenas Palmeiras, RB Bragantino, Atlético-MG e Flamengo conquistaram os três pontos no primeiro embate. Ademais, o Athletico-PR empatou, enquanto América-MG, Corinthians e Fortaleza deixaram a vitória escapar.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
ATHLETICO-PR
O primeiro clube da Série A 2022 a estrear na fase de grupos da Conmebol Libertadores deste ano foi o Athletico-PR. Contudo, o desempenho apresentado na última terça-feira (5), diante do Caracas, da Venezuela, mostrou a ineficiência de alguns setores do Furacão. Em resumo, o jogo ocorreu no Estadio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela e não saiu do 0 a 0. Assim, com o empate, o rubro-negro segue com o jejum de não vencer em seu estreia na competição continental jogando fora de casa. O tabu em questão dura desde sua estreia no torneio, em 2000.
Contando com a sorte, o time comandado por Alberto Valentim conseguiu assumir a primeira colocação do Grupo B. Isso ocorreu devido ao jogo entre Libertad, do Paraguai, e The Strongest, da Bolívia, ter acabado em 1 a 1.
CORINTHIANS
Pressionado após campanha apática no Campeonato Paulista, o Corinthians viajou à Bolívia para enfrentar o Always Ready. Sobretudo, precisando vencer para ganhar a confiança da torcida da Fiel, o técnico Vítor Pereira falhou mais uma vez. Nesse ínterim, na partida disputada no Olympic Stadium Hernando Siles, o Timão foi derrotado por 2 a 0, com gols de Marcos Riquelme e Rodrigo Ramallo.
Assim, com a derrota, o Corinthians passou a figurar a quarta colocação do Grupo E. No entanto, a liderança é ocupada pelo Deportivo Cali, da Colômbia. Por conseguinte, em segundo lugar aparece o seu carrasco, enquanto o Boca Juniors, da Argentina, surge na terceira posição.
FLAMENGO
Após deixar o título do Campeonato Carioca escapar por suas mãos, o Flamengo entrou com todo o gás para as disputas da fase de grupos da Libertadores. Jogando fora de casa contra o Sporting Cristal, do Peru, o rubro-negro afastou a sequência negativa de jogos sem sair vitorioso. Desse modo, os torcedores presentes no Estádio Nacional do Peru viram Bruno Henrique e Matheuzinho garantirem a vitória dos visitantes por 2 a 0.
Em suma, com a conquista, o Flamengo assumiu a ponta do Grupo H, seguido do Talleres, da Argentina. Ademais, Universidad Católica, do Chile e o Sporting Cristal fecham a classificação, respectivamente.
AMÉRICA-MG
Perder já é ruim, mas ser derrotado dentro de casa em uma das principais competições continentais é mais duro ainda. Sobretudo, o América-MG recebeu o Independiente del Valle, do Equador, nesta quarta-feira (6), no Estádio Raimundo Sampaio e mostrou apatia diante de seus torcedores. Em resumo, o Coelho acabou sendo derrotado por 2 a 0, com gols de Junior Sornoza e Billy Arce.
Em detrimento da derrota, o América-MG aparece na lanterna do Grupo D, junto ao Tolima, da Colômbia. Por outro lado, encabeçando a chave estão o Deportivo Cali, da Colômbia e seu carrasco, o Independiente del Valle.
RB BRAGANTINO
Fazendo o seu papel dentro de casa, o RB Bragantino iniciou a fase de grupos vencendo seu adversário, o Nacional, do Uruguai. Nesse ínterim, em duelo realizado no Estádio Nabizão, o Massa Bruta não deu brechas para seu oponente conseguir jogar. Desse modo, Ytalo José e José Hurtado marcaram os gols que selaram a vitória por 2 a 0.
Assim, o Bragantino aparece ocupando a segunda colocação do Grupo C. Desse modo, o Estudiantes, da Argentina, ocupa a primeira posição devido ao saldo de gols superior. Por conseguinte, aparecem o Nacional e Velez Sarsfield, da Argentina.
ATLÉTICO-MG
O atual campeão brasileiro, da Supercopa do Brasil e do Campeonato Mineiro não poderia estrear diferentemente senão com vitória. Apesar de jogar fora de casa, contra o Tolima, da Colômbia, o Galo não se sentiu intimidado e mostrou o motivo de ter conquistado todos os títulos disputados este ano. Em suma, no Estádio Manuel Murillo Toro, o alvinegro venceu com facilidade os donos da casa por 2 a 0. Desse modo, Ignácio Fernández e Danilo Neves anotaram os gols para os visitantes.
Com a façanha, o Atlético-MG passou a figurar a primeira colocação do Grupo D. Ademais, aparecem o Independiente del Valle e o América-MG, respectivamente.
PALMEIRAS
O atual campeão paulista entrou em campo na última quarta-feira (6) pela Libertadores da América e deixou registrado o motivo de ter conquistado a competição continental nas duas edições anteriores. Jogando fora de casa, contra o Deportivo Táchira, da Venezuela, o Verdão fez seu dever de casa e voltou com os três pontos para o Brasil. Em resumo, a partida que aconteceu no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo foi marcada por uma goleada do Palestra diante do Aurinegro. Com dois gols de Rafael Navarro, um de Raphael Veiga e um de Eduardo Pereira, o time comandado por Abel Ferreira massacrou os mandates por 4 a 0.
Como consequência do excelente desempenho, o Palmeiras assumiu a primeira colocação do Grupo A. Ademais, o Emelec, do Equador, aparece na segunda colocação, seguido por Independiente Petrolero, da Bolívia, e o Deportivo Táchira, respectivamente.
FORTALEZA
Finalizando a participação dos times brasileiros na primeira partida da Conmebol Libertadores aparece o Fortaleza. Sobretudo, o atual campeão da Copa do Nordeste jogou em casa, perdeu pela primeira vez na temporada. A princípio, os mais de 50 mil torcedores presentes na Arena Castelão não foram o suficiente para impedir a derrota do tricolor. Em síntese, o time de Pablo Vojvoda viu o Colo-Colo sair vitorioso com um placar de 2 a 1. Ademais, Juan Martín Lucero e Pablo Solari marcaram para os visitantes e Renato Kayzer diminuiu para os mandantes.
Com o placar adverso, o Fortaleza figura na lanterna do Grupo F. Encabeçando a tabela, aparece o River Plate, da Argentina, seguido por Colo-Colo, do Chile e Alianza Lima, do Peru, respectivamente.