Fim do Campeonato Carioca: Veja os números de Flamengo, Fluminense e Botafogo na competição estadual

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Foto: Paula Reis / Flamengo

Finalmente o Rio de Janeiro pôde conhecer seu campeão. Após 15 jogos, o Fluminense bateu o Botafogo nas semifinais e o Flamengo nas partidas da decisão do Campeonato Carioca e levantou seu 32º título estadual. Nesse ínterim, a trajetória dos três clubes da Série A mostram, em números, que somente a artilharia não é o necessária para bater os adversários. Por outro lado, o ranking final da artilharia da competição conta conta um jogador de cada equipe.

Fluminense campeão carioca 2022. Foto: Mailson Santana/Fluminense
FLUMINENSE

Após faturar a Taça Guanabara, o Fluminense conseguiu bater seus adversário e conquistar mais um título do Campeonato Carioca. Sobretudo, tal façanha não ocorria desde 2012, quando derrotou o Vasco. Nesse ínterim, para conseguir faturar o título, o Tricolor das Laranjeiras deteve onze vitórias, duas derrotas e dois empates. Desse modo, dos seis jogos feitos contra Botafogo e Flamengo, o Fluminense venceu dois jogos contra o Glorioso e perdeu um duelo. Já contra o Rubro-Negro, o time de Abel Braga venceu dois confrontos e empatou uma partida.

Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!

Como resultado do triunfo, durante sua trajetória na competição, o Tricolor balançou as redes dos adversários em 21 oportunidades, sendo uma delas com gol contra. Assim, o terceiro maior artilheiro da competição configura o plantel do Flu. O nome em questão é o de Germán Cano, que foi responsável por marcar sete tentos. Por outro lado, os demais gols foram marcados por nove jogadores, com destaque para Jhon Arias, que estufou as redes quatro vezes e ocupou a 9ª colocação no ranking de artilheiros.

Germán Cano decidiu em quase todos os confrontos com os rivais. Foto: Mailson Santana/Fluminense

Em 15 duelos disputados, o time de Xerém sofreu apenas cinco gols, mostrando o motivo de sua defesa ter sido a melhor do Campeonato Carioca. Por outro lado, a equipe de Abel Braga levou 37 advertências, das quais três foram com cartão vermelho. Assim, o Fluminense totalizou o índice de 2,46 cartões por partida.

FLAMENGO

Apesar do vice-campeonato, o Flamengo tem motivos para se orgulhar de sua campanha. Com 73,33% de aproveitamento nas disputas, o rubro-negro encerrou a competição com dez vitórias, duas derrotas e três empates. Mostrando soberania dentro de campo, a equipe de Paulo Sousa se impôs diante dos adversários e mostrou ser o melhor ataque do Campeonato Carioca. Sobretudo, nos confrontos executados, foram marcados 30 gols, dos quais nove foram de responsabilidade de Gabriel Barbosa, o Gabigol.

Como resultado do desempenho do camisa 9, o centroavante do Clube da Gávea conquistou a artilharia da competição estadual. Em continuidade, os demais gols foram distribuídos por outros doze jogadores do plantel. Nesse ínterim, De Arrascaeta também brilhou e anotou cinco gols pelo rubro-negro. Assim, o uruguaio assumiu a 4ª posição da artilharia do estadual.

Gabriel Barbosa foi eleito o artilheiro do estadual com nove gols marcados. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Por outro lado, o Flamengo sofreu onze gols na competição. Apesar dos feitos, o Rubro-Negro termina o estadual ultrapassando Fluminense e Botafogo no número de cartões. Em resumo, o plantel de Paulo Sousa recebeu 45 cartões, sendo dois vermelhos. Ademais, o jogador com mais advertências foi João Gomes, com cinco cartões amarelos.

BOTAFOGO

Se despedindo da competição nas semifinais, o Botafogo não teve muitos motivos para se lamentar. Com os reforços chegando, o Glorioso estava utilizando da competição estadual para ajustar o plantel visando a estreia do Campeonato Brasileiro. Apesar de disputar 13 jogos, o time do técnico Luís Castro mostrou o motivo de ter conquistado vaga para disputar novamente a Série A. Em síntese, o alvinegro venceu sete partidas, perdeu quatro e empatou dois duelos.

Sobretudo, com o segundo melhor ataque da competição, perdendo apenas para o Flamengo, o Botafogo marcou 26 gols. Entretanto, dentre os três clubes do Rio de Janeiro que disputarão a Série A, o alvinegro teve a pior defesa, com 18 gols sofridos. Desse modo, o clube de General Severiano possui média de 1,38 gol sofrido por partida. Ademais, o elenco recebeu 44 cartões, sendo um vermelho.

Erison, 2º maior artilheiro do Campeonato Carioca com oito gols. Foto: Vítor Silva/Botafogo

Nesse ínterim, a segunda colocação no ranking de artilheiros foi ocupada por um jogador do Botafogo. Erison, atacante de apenas 22 anos, estufou as redes adversárias oito vezes nos doze jogos em que vestiu a camisa do Glorioso. Por outro lado, os demais gols foram divididos por mais onze jogadores. Contudo, uma menção ao jovem Matheus Nascimento, que marcou cinco gols e acabou a competição no 4º lugar da artilharia da competição, empatado com De Arrascaeta.

ARTILHEIROS
  • 1º Lugar: Gabriel Barbosa (Flamengo) – 9 gols em 12 jogos
  • 2º Lugar: Erison (Botafogo) – 8 gols em 12 jogos
  • 3º Lugar: Germán Cano (Fluminense) – 7 gols e 14 jogos
ADVERTÊNCIAS – CARTÃO AMARELO
  • 1º Lugar: Joel Carli e Matheus Nascimento (Botafogo) – 5 cartões
  • 1º Lugar João Gomes (Flamengo) – 5 cartões
  • 2º Lugar: Kanu, Luiz Fernando, Barreto, Kayque (Botafogo) – 4 cartões
  • 2º Lugar: Gabriel Barbosa e Andreas Pereira (Flamengo) – 4 cartões
  • 2º Lugar: Felipe Melo e André Trindade (Fluminense) – 4 cartões
CARTÕES VERMELHOS

Dentre Flamengo, Fluminense e Botafogo, apenas seis cartões vermelhos foram distribuídos. Contudo, um jogador recebeu dois cartões em jogos da semifinal e da final. Fred, jogador do Tricolor das Laranjeiras, levou o primeiro na segunda partida da semifinal contra o Alvinegro. Por outro lado, o segundo cartão recebido foi no jogo deste sábado (02), contra o Rubro-Negro.

Fred foi o jogador com mais cartões vermelhos no Cariocão. Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Em continuidade, na equipe do Botafogo, o volante Barreto foi advertido após o fim do segundo joga das semifinais por reclamação. Já no plantel do Flamengo, Vitinho e Bruno Henrique foram sorteados com a infração máxima do futebol, com um cartão vermelho cada.

ESTREIA NO BRASILEIRÃO

A princípio, o Fluminense fará sua esteia no Campeonato Carioca diante do Santos. Sobretudo, a partida em questão ocorrerá no dia 09 de abril, às 16h30 (Horário de Brasília), no Maracanã. Por conseguinte, o Flamengo duelará no mesmo dia contra o Atlético-GO, às 19h, no Estádio Antônio Accioly. Ademais, no dia 10 de abril, será a vez do Botafogo retornar à elite do futebol brasileiro. Em síntese, o Glorioso jogará contra o Corinthians, às 16h, no Nilton Santos.

Quer começar a faturar grana com apostas esportivas? É só clicar, se cadastrar e fazer parte da Batfast, nova parceira do Joga10 News!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times