Libertadores: Athletico-PR tenta acabar com o jejum de derrotas fora de casa em estreias pela competição; veja os desempenhos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Foto: Fabio Wosniak/Athletico

Nesta terça-feira (5), o Athletico-PR estreará na Conmebol Libertadores contra o Caracas, às 19h15 (Horário de Brasília), no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. Em resumo, esta será a oitava participação do Furacão na competição continental. Contudo, desde que estreou no campeonato, em 2000, o time brasileiro jamais venceu fora de casa em seu jogo inaugural. Desse modo, veja os desempenhos apresentados pelo rubro-negro no torneio.

Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!

Sobretudo, o Athletico-PR terá mais uma oportunidade para conquistar o título inédito da competição continental. Entretanto, para o técnico Alberto Valentim alcançar tal façanha, é necessário quebrar um tabu que se repete há 22 anos. Assim, na Libertadores, o Furacão tem 26 vitórias, oito empates e 22 derrotas em 56 jogos. Ademais, o time brasileiro marcou 91 gols e sofreu 87.

ESTREIAS FORA DE CASA
ANO 2000

Somando oito participações no principal torneio do continente, o Athletico-PR iniciou sua participação na Libertadores da América em 2000. Na ocasião, a equipe brasileira viajou até o Peru para duelar contra o Alianza Lima. Nesse ínterim fora de casa, o Furacão venceu seu primeiro adversário por 3 a 0, com gols de Luisinho Netto, Lucas e Kelly. Contudo, essa foi a única e última vez que o rubro-negro venceu um jogo de estreia fora de casa.

Em síntese, o Athletico terminou a fase de grupos ocupando a primeira colocação do Grupo 1, com 16 pontos somados. Ao todo foram cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota. Por conseguinte, nas oitavas de final, o Furacão acabou enfrentando o Atlético-MG e acabou sendo eliminado da competição. Assim, após os dois jogos da disputa se encerrarem com o placar agregado de 2 a 2, o jogo foi direcionado para as penalidades. Dessa forma, o Galo venceu por 5 a 4.

ANO DE 2005

Em 2005, o Athletico voltou a competir pela Libertadores, mas começou com o pés esquerdo. Fora de casa, o Furacão jogou contra o Independiente Medellín, mas não conseguiu sair vitorioso. No jogo disputado na Colômbia, os donos da casa marcaram com Juan Diego González e Neider Morantes, enquanto o rubro-negro marcou com Marcão e Dênis Marques, na disputa que se encerrou em 2 a 2.

Libertadores de 2005 – São Paulo x Athletico-PR. Foto: Divulgação/São Paulo

Neste ano, o Furacão conseguiu se classificar para as oitavas de final, após ter conseguido o segundo lugar do Grupo 1. Contudo, a campanha dos paranaenses tinha tudo para acabar com a conquista do título, mas na final encontraram o poderoso São Paulo. Assim, empatar o primeiro jogo em 1 a 1 e perder o segundo por 4 a 0, o rubro-negro viu o Tricolor Paulista erguendo o troféu de campeão.

ANO DE 2014

A primeira fase não foi nada boa para o time brasileiro na competição continental de 2014. No jogo preliminar da Pré-Libertadores, o Athletico-PR jogou fora de casa contra o Sporting Cristal, do Peru. No jogo da ida, o Furacão acabou sendo derrotado por 2 a 1, com gols de Carlos Lobatón e Irven Ávila para os mandantes e Éderson descontando para o rubro-negro.

Sporting Cristal x Athletico-PR. Foto: Divulgação/Conmebol

Em continuidade, no jogo da volta, o Athletico devolveu o placara e nas cobranças de pênaltis o plantel brasileiro se saiu melhor ao aplicar 5 a 4 diante do adversário. Após a vitória na pré-Libertadores, o caminho do Furacão não foi como o planejado. Assim, o rubro-negro não conseguiu a classificação para as oitavos devido a seu desempenho abaixo do esperado. Desse modo, a equipe conseguiu somar três vitórias e três derrotas.

ANO DE 2019

As conquistas da Sul-Americana de 2018 garantiu passaporte ao time rubro-negro para a Libertadores do ano seguinte. Contudo, seguindo o mesmo tabu dos anos anteriores, o Athletico estreou na competição continental de 2019 perdendo ao jogar fora de casa. Nesse ínterim, o embate ocorreu contra o Tolima, na Colômbia e acabou com o placar de 1 a 0 para os mandantes.

Tolima 1×0 Athletico. Foto: Divulgação/Conmebol

Após terminar a fase de grupos ocupando o segundo lugar no agrupamento G, com três vitórias e três derrotas, o Furacão seguiu firma para as oitavas de final. Entretanto, os brasileiros foram derrotados pelos argentinos nos dois jogos. Na Arena da Baixada o Boca Juniors venceu o Athletico-PR por 1 a 0 e na Bombonera a festa foi garantida em 2 a 0. Com o agregado, o rubro-negro se despediu do torneiro continental.

ESTREIAS DO FURACÃO FORA DE CASA
  • 16/02/2000 – Alianza Lima 0x3 Athletico
  • 15/02/2005 – Independiente Medellín 2×2 Athletico
  • 29/01/2014 – Sporting Cristal 2×1 Athletico
  • 05/03/2019 – Tolima 1×0 Athletico
ESTREIAS DO FURACÃO DENTRO DE CASA
  • 05/02/2002 – Athletico 1×2 Bolívar-BOL
  • 01/02/2017 – Athletico 1×0 Millonarios
  • 03/03/2020 – Athletico 1×0 Penãrol

Quer começar a faturar grana com apostas esportivas? É só clicar, se cadastrar e fazer parte da Batfast, nova parceira do Joga10 News!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times