Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Com a campanha quase perfeita, o Palmeiras terminou o primeiro turno do Brasileirão com o título simbólico de campeão. Em resumo, o plantel comandado por Abel Ferreira conquistou 68,42% de aproveitamento nos 19 primeiros jogos da Série A. Como se não bastasse assumir a liderança disparada, o Verdão se consagrou, também, na maioria dos quesitos da competição.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Manter um time competitivo e com jogadores apresentando futebol elitizado em todos os duelos é uma tarefa difícil, mas não para o técnico português. Com desempenhos acima da média, o Palmeiras triunfou dentro e fora de casa. Como visitante, os paulistas se consagraram como o único time que não foi derrotado dentre os 20 que disputam a Série A.
Por outro lado, como recompensa do encaixe, o Palestra atingiu ainda o melhor ataque e defesa do Campeonato Brasileiro. De forma geral, o alviverde paulista anotou 31 gols em seus adversários, o que corresponde a 1,63 gol por jogo. Em continuidade, sua defesa foi vazada apenas 13 vezes, ou seja, 0,68 tento sofrido por duelo.
COMO MANDANTE
A princípio, com sua torcida em maior número nas arquibancadas, o Palmeiras não deixou seus adeptos frustrados. Com índice de 66,66% de aproveitamento no Allianz Parque, o Verdão saiu de campo com os três pontos em seis partidas, perdeu dois duelos e em outros dois conflitos o empate prevaleceu. No tocante aos gols, o time de Abel anotou 19 e sofreu apenas nove. Ademais, analisando os pontos indisciplinares, o Porco cometeu 128 infrações, das quais originaram 16 cartões amarelos e um vermelho.
COMO VISITANTE
Com uma campanha espetacular fora de casa, o Palmeiras acumulou impressionantes 70,37% de aproveitamento. Sem se intimidar por jogar longe do Allianz Parque, o alviverde terminou o primeiro turno invicto como visitante. Em resumo, foram cinco vitórias e quatro empates. Mostrando uma soberania ainda maior, o Palestra marcou três vezes mais gols que sofreu.
Dessa forma, com o sistema ofensivo e defensivo alinhados, o time de Abel Ferreira foi responsável por estufar as redes adversárias em 12 oportunidades distintas. Por outro lado, a defesa do Palmeiras foi vazada em quatro ocasiões. Tal façanha do Verdão colocou o plantel como líder em termos de rendimento longe de casa. Por fim, fora do Allianz, o alviverde cometeu 109 faltas e recebeu 13 cartões amarelos.
ARTILHEIROS
A princípio, o Palmeiras não poderia ter outras façanhas senão o auge da artilharia total da Série A. Em síntese, com 31 gols marcados, o Porco finalizou o primeiro turno detendo o melhor ataque da competição. No entanto, o nome de Rony ganhou destaque por ser o jogador com mais bolas nas redes adversárias com as vestes do Palestra. Os feitos colocaram o atacante na 5ª colocação dentre os demais jogadores do Brasileirão. Acompanhe o ranking do Verdão abaixo:
- 1º Lugar: Rony e Gustavo Gómez – 7 gols
- 2º Lugar: Gustavo Scarpa – 4 gols
- 3º Lugar: Zé Rafael e Dudu – 3 gols
- 4º Lugar: Gabriel Menino – 2 gols
- 5º Lugar: Danilo, Raphael Veiga, Wesley, Murilo e Veron – 1 gol
ASSISTÊNCIAS
Seguindo a lógica, onde tem artilheiro, há também garçons e nesse seguimento o Palmeiras está bem “servido”. Nesse ínterim, o nome soberano em termos de assistências é o de Gustavo Scarpa, com cinco passes a gol. Apesar de sua tamanha contribuição, o meia já está com os dias contados para deixar o Verdão. Por outro lado, outros jogadores foram fundamentais para essa vertente na Série A. Acompanhe abaixo:
- 1º Lugar: Gustavo Scarpa – 5 assistências
- 2º Lugar: Raphael Veiga, Marcos Rocha e Veron – 3 assistências
- 3º Lugar: Dudu – 3 assistências
- 4º Lugar: Zé Rafael, Kuscevic, Piquerez, Luan, Rafael Navarro, Vanderlan e Wesley – 1 assistência
NÚMEROS ATINGIDOS
- Melhor ataque da Série A – 31 gols
- Melhor defesa – 13 gols sofridos
- Melhor visitante com 70,37% de aproveitamento
- 2ª melhor melhor mandante ao lado do Athletico, com 66,66% de aproveitamento
- Único time invicto fora de casa
- 237 faltas cometidas
- 29 cartões amarelos
- 01 cartão vermelho
PRÓXIMO JOGO
A equipe multicampeã de Abel Ferreira pretende colocar mais um título de campeão na sua prateleira. Sobretudo, visando dar sequência aos jogos da Série A, o alviverde terá o Vozão pela frente, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em resumo, a partida em questão será realizada no próximo sábado (30), às 16h30 (Horário de Brasília), na Arena Castelão.