Foto: Divulgação/Cuiabá
Na história do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá jamais foi rebaixado. Desde que pegou o elevador para subir à elite do futebol nacional, o Dourado demonstrou estabilidade entre os grandes clubes. Contudo, após o fim do primeiro turno, o time comandado por António Oliveira acabou somando marcas negativas na competição, além de ocupar a 17ª colocação com 20 pontos.
A princípio, o baixo rendimento apresentado dentro das quatro linhas é resultado da apatia do clube mato-grossense. Sobretudo, nas 19 rodadas iniciais, o auriverde adquiriu 35,08% dos pontos disputados. Em resumo, foram cinco vitórias, cinco empates e alarmantes nove derrotas. Ademais, acompanhe os feitos do Cuiabá ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
Ter a torcida ocupando as arquibancada em maior número é tirar vantagem diante do adversário. No entanto, o Cuiabá pouco produziu jogando na Arena Pantanal e acumulou apenas 40,74% de aproveitamento. Nesse ínterim, foram totalizadas duas vitórias, duas derrotas e cinco empates. Desse modo, tal feito colocou o Dourado com o 5º pior desempenho dentro de casa entre os 20 times que disputam a Série A. Liderando o ranking está o Fortaleza, seguido por Juventude, Botafogo e Ceará.
Pontuando a falta de entrosamento com o mando de campo a seu favor, o Cuiabá foi responsável por marcar sete gols e sofrer outros seis. Em continuidade, em relação às infrações, o Dourado cometeu 101 faltas, das quais 14 foram advertidas com cartão amarelo e três com vermelho.
COMO VISITANTE
Se a situação não foi favorável dentro de casa, fora dela se tornou mais complicada ainda. Assim, dos dez jogos executados como visitante, o Cuiabá teve 30% de rendimento, originados de três vitórias e sete empates. Por outro lado, o elenco auriverde marcou sete gols e sofreu 14 tentos. Por fim, o time de António Oliveira cometeu 146 infrações, que foram penalizadas com 20 cartões amarelos e duas expulsões.
ARTILHEIROS
Detentor do segundo pior ataque do Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas do América-MG, o Cuiabá estufou as redes do oponente apenas 14 vezes. Contudo, o nome de destaque é o de André, que contabilizou três gols no primeiro turno da competição. Ademais, acompanhe o ranking da artilharia do plantel mato-grossense.
- 1º Lugar: André – 3 gols
- 2º Lugar: Alesson e Valdívia – 2 gols
- 3º Lugar: Evertón, Elton, Rodriguinho, Jenison, Uendel, Joaquim Henrique e Gabriel Pirani – 1 gol
GARÇONS DO DOURADO
A princípio, dos 14 gols marcados pelo Dourado, apenas cinco tiveram a intervenção de assistências. Com a pouca precisão no toque de bola, nenhum jogador conseguiu servir seus companheiros de equipe mais que uma vez. Sendo assim, acompanhe os garçons do Cuiabá:
- Uendel – 1 assistência
- Marquinhos – 1 assistência
- Rafael Marques – 1 assistência
- Rafael Gava – 1 assistência
- Joaquim Henrique – 1 assistência
RESUMO GERAL
- 17º colocado – 20 pontos conquistados
- 05 vitórias
- 05 empates
- 09 derrotas
- 2º pior ataque – 14 gols marcados
- 6ª melhor defesa – 20 gols sofridos
- 5º pior mandante – 40,74% de aproveitamento
- 9º pior visitante – 30% de aproveitamento
- 247 faltas cometidas
- 34 cartões amarelos
- 05 expulsões
PRÓXIMO JOGO
Precisando reagir no segundo turno para permanecer na Série A, o Dourado terá um confronto direto pela frente. Sobretudo, neste domingo (31), o Cuiabá recebe o Fortaleza, lanterna da competição com 15 pontos. A partida em questão será realizada na Arena Pantanal, às 18h (Horário de Brasília).