Foto: Ari Ferreira/Red Bull
Finalizando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro ocupando a 8ª colocação com 27 pontos, o Bragantino está na briga pelo título da competição nacional. Apesar de estar 12 pontos atrás do líder, o Palmeiras, o Massa Bruta se isolou com a segunda melhor artilharia do Brasileirão nas 19 rodadas iniciais. Acompanhe os destaques do Tubarão na primeira etapa da Série A.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
Sobretudo, o RB Bragantino atingiu apenas 56,66% dos pontos conquistados com o mando de campo a seu favor. Dessa forma, o Massa Bruta faturou cinco vitórias, dois empates e foi derrotado em três oportunidades. Devido à façanha no Estádio Nabi Abi Chedid, o Tubarão assumiu o 8º melhor desempenho dentro de casa entre os 20 times do Brasileirão.
Como consequência do futebol apresentado, o Red Bull conseguiu estufar as redes adversárias 17 vezes, enquanto teve sua defesa vazada em outras nove ocasiões. Por fim, o elenco paulista cometeu 123 faltas, das quais foram convertidas em 22 cartões amarelos e três expulsões.
COMO VISITANTE
Se por um lado o desempenho dentro de casa foi positivo, longe dela o aproveitamento deixou a desejar. No entanto, mesmo detendo apenas 37,03% de rendimento como visitante, o Bragantino figurou como o 10º melhor resultado fora de seu estádio. Em resumo, foram acumuladas duas vitórias, três derrotas e quatro empates. Já no quesito das indisciplinas, o Tubarão cometeu 155 faltas que resultaram em 25 cartões amarelos e dois vermelhos.
ARTILHEIROS
Mostrando que de gols o plantel entende, o RB Bragantino finalizou o primeiro turno com o 2º melhor ataque da competição com 30 gols marcados, ficando atrás apenas do Palmeiras, com um tento a mais. No entanto, o nome de notoriedade no time de Maurício Barbieri é o de Alerrandro. Com cinco gols anotados, o jogador é o artilheiro do Massa Bruta na Série A. Veja a lista dos goleadores da equipe:
- 1º Lugar: Alerrandro – 5 gols
- 2º Lugar: Luan Cândido – 4 gols
- 3º Lugar: Artur, Hyoran e Ytalo – 3 gols
- 4º Lugar: Natan, Lucas Evangelista e Marcos Vinícius – 2 gols
- 5º Lugar: Léo Ortiz, Miguel Silveira, Gabriel Novaes, Hélio e Bruno Praxedes – 1 gol
É válido destacar que dentre os gols anotados em favor do Massa Bruta, um foi feito pelo adversário. Nesse ínterim, no empate por 2 a 2 contra o Juventude, Thalisson acabou desviando a bola contra o próprio arco.
GARÇONS DO MASSA BRUTA
Dos 30 gols na conta do RB Bragantino, apenas 21 foram com a ajuda de assistências. Dessa forma, se destacando entre os demais companheiros, Artur se consagrou o garçom do Tubarão com cinco assistências, além de ocupar o 2º lugar geral do Brasileirão, atrás somente de De Arrascaeta. Veja a lista do time de Bragança Paulista:
- Artur – 5 assistências
- Praxedes – 2 assistências
- Luan Cândido – 2 assistências
- Hyoran – 2 assistências
- Miguel – 2 assistências
- Jan Hurtado – 2 assistências
- Jadson – 1 assistência
- Natan – 1 assistência
- Helinho – 1 assistência
- Lucas Evangelista – 1 assistência
- Aderlan – 1 assistência
- Sorriso – 1 assistência
RESUMO DO TURNO DO TUBARÃO
- 8º colocado – 27 pontos acumulados
- 07 vitórias
- 06 empates
- 06 derrotas
- 9º melhor mandante – 56,66% de aproveitamento
- 10º melhor visitante – 37,03% de aproveitamento
- 2º melhor ataque – 30 gols marcados
- 8ª pior defesa – 23 gols sofridos
- 278 faltas cometidas
- 47 cartões amarelos
- 05 expulsões
PRÓXIMO JOGO
Mirando se aproximar do G-4 e até lutar pelo título, o Massa Bruta terá pela frente um adversário que briga para fugir da zona de rebaixamento. Sobretudo, no próximo domingo (31), o Bragantino enfrenta o Juventude, lanterna da competição com 16 pontos. A partida, válida pela 20ª rodada, será realizada no Estádio Nabi Abi Chedid, às 19h (Horário de Brasília).