Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Querido pela torcida flamenguista até hoje, Jorge Jesus é considerado por muitos o melhor técnico que já comandou o rubro-negro. Com seu currículo de títulos extensos, o português chegou ao Clube da Gávea em junho de 2019 e teve diversas atuações de gala. Após sua saída, outros treinadores comandaram o Flamengo, mas nenhum obteve constância. Todavia, Dorival Júnior vem mostrando um desempenho acima dos últimos comandantes.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Quase três anos após o anúncio de Jorge Jesus, o Flamengo apresentou Dorival Júnior como novo técnico da equipe. Com tamanha expressividade, o brasileiro, em 11 partidas sob o comando do Mengão, conseguiu superar o início o português no Rio de Janeiro.
A princípio, Dorival levou o rubro-negro a sete vitórias e quatro derrotas. Por outro lado, em 2019, o Mister conseguiu atingir o mesmo número de pontos nos onze primeiros jogos, mas com um triunfo a menos. Desse modo, Jorge Jesus venceu seis duelos, empatou três e perdeu duas partidas.
É cedo para pontuar o futuro do novo comandante rubro-negro, mas as classificações às quartas de final da Conmebol Libertadores e Copa do Brasil deixaram os flamenguistas entusiasmados. Todavia, é válido salientar que aquele plantel de Jorge Jesus acabou sendo eliminado pelo Furacão nas oitavas da competição nacional.
DORIVAL X JESUS
Dorival Júnior
Nesses onze primeiros duelos comandando o Clube da Gávea, Dorival Júnior deixou o plantel mais estruturado e com maior aproveitamento em termos de ações ofensivas. Desse modo, foram contabilizados 21 gols nas redes adversárias, enquanto o Flamengo sofreu apenas dez tentos. Veja o retrospecto abaixo:
- Internacional 3 x 1 Flamengo
- Flamengo 2 x 0 Cuiabá
- Atlético-MG 2 x 0 Flamengo
- Atlético-MG 2 x 1 Flamengo – Copa do Brasil
- Flamengo 3 x 0 América-MG
- Tolima 0 x 1 Flamengo – Libertadores
- Santos 1 x 2 Flamengo
- Flamengo 7 x 1 Tolima – Libertadores
- Corinthians 1 x 0 Flamengo
- Flamengo 2 x 0 Atlético-MG – Copa do Brasil
- Flamengo 2 x 0 Coritiba
Jorge Jesus
Sobretudo, sob a direção do Mister, o Flamengo foi capaz de estufar as redes adversárias 25 vezes no tempo normal, além de ter sua defesa vazada apenas em 12 oportunidades. Por outro lado, o rubro-negro amargou a eliminação nas oitavas da Copa do Brasil, além de passar nos pênaltis pelo Emelec, na Libertadores da América. Acompanhe o resumo dos jogos:
- Flamengo 6 x 1 Goiás
- Flamengo 1 (1) x 1 (3) Athletico-PR – Copa do Brasil
- Corinthians 1 x 1 Flamengo
- Emelec 2 x 0 Flamengo – Libertadores
- Flamengo 3 x 2 Botafogo
- Flamengo 2 (4) x 0 (2) Emelec – Libertadores
- Bahia 3 x 0 Flamengo
- Flamengo 3 x 1 Grêmio
- Vasco 1 x 4 Flamengo
- Flamengo 2 x 0 Internacional – Libertadores
- Ceará 0 x 3 Flamengo
Com a abertura da janela de transferência brasileira nesta segunda-feira (18), Dorival Júnior terá novas peças para lutar por novos títulos. Em síntese, o Flamengo já conta com Everton Cebolinha e Vidal para o segundo semestre do rubro-negro.