Foto: Divulgação/São Paulo
Com os dias contados para a estreia do Campeonato Brasileiro, alguns clubes que disputarão a Série A também estão focados em outras competições. Em resumo, Santos, Ceará, Atlético-GO, Fluminense, Internacional, Cuiabá e São Paulo estrearam na Copa Sul-Americana nesta semana. Assim, acompanhe o desempenho das equipes na primeira rodada do torneiro continental antes da estreia no Brasileirão.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
JOGOS DO DIA 05 DE ABRIL
SANTOS
O primeiro brasileiro a entrar em campo pela Copa Sul-Americana 2022 foi o Santos, nesta terça-feira (5). Entretanto, a postura adotada pelo plantel de Fabián Bustos deixou muito a desejar. A princípio, jogando fora de casa, no Estádio Florencio Sola, o Peixe visitou o Banfield, um dos clubes mais antigos da Argentina. Na ocasião, o time paulista pouco produziu e acabou perdendo de 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Agustín Urzi. Ademais, essa é a sexta derrota do alvinegro na temporada.
Com a derrota, o Santos aparece figurando a última colocação do Grupo C. Ademais, a liderança é ocupada pelo Banfield, seguido dos times chilenos Universidad Católica e Unión La Calera, respectivamente.
CEARÁ
Apesar das campanhas desastrosas no Campeonato Cearense e Copa do Nordeste, o Ceará começou a Copa Sul-Americana com o pé direito. Sobretudo, em jogo disputado na Arena Castelão, a torcida do Vozão viu um dos favoritos ao titulo ser derrotado pelos donos da casa. Com gols de Stiven Mendoza e Leandro Benegas, o alvinegro venceu por 2 a 1 o Independiente, da Argentina. Por fim, os visitantes diminuíram o marcador com Gastón Togni.
Por sua vez, o Ceará assumiu a liderança do Grupo G, com três pontos somados. Ademais, aparecem General Caballero, do Paraguai, La Guaira, da Venezuela e o Independiente.
ATLÉTICO-GO
O melhor desempenho de um clube brasileiro na estreia da Sul-Americana de 2022 foi coroado pela façanha do Atlético-GO. Em resumo, o atual campeão goiano, venceu com direito a goleada a LDU, do Equador. Em jogo inspirado, os torcedores que preencheram o Estádio Antônio Accioly puderam assistir o Dragão vencer os equatorianos por 4 a 0. Com gols de Jorginho, Shaylon, Hayner e Rickson, o rubro-negro mostrou superioridade do início ao término da disputa.
Sobretudo, com a goleada aplicada, o Atlético-GO assumiu a primeira colocação do Grupo F, seguido de Defensa y Justicia, da Argentina, Deportes Antofagasta, do Chile e seu primeiro adversário, a LDU.
JOGOS DO DIA 6 DE ABRIL
FLUMINENSE
Mostrando que o título do Campeonato Carioca não foi por acaso, o Fluminense estreou na Sula jogando o seu melhor futebol. Esquecendo a eliminação precoce na Libertadores de 2022, o Tricolor das Laranjeiras entrou em campo querendo sair com os três pontos e foi isso o que aconteceu. No palco da conquista do estadual deste ano, o time de Abel Braga recebeu, no Maracanã, o Oriente Petrolero, da Bolívia. Contudo, os visitantes até tentaram, mas os donos da casa venceram com folga por 3 a 0. Em suma, os gols foram marcados por Cristiano, Jhon Arias e Leandro Zazpe.
Assim, com a conquista dos três pontos, o Fluminense assumiu a liderança do Grupo H, seguido de Junior Barranquilla, da Colômbia, Unión de Santa Fe, da Argentina e seu primeiro adversário, o Oriente Petrolero.
INTERNACIONAL
O único clube brasileiro a empatar na estreia da competição continental foi o Internacional. Sobretudo, o Colorado conseguiu somar um ponto importante fora de casa, mas a realidade poderia ter sido outra. Jogando contra o 9 de Octubre, do Equador, no Estádio Jocay, o Inter começou a partida bem, abrindo dois gols de vantagem com Maurício e Wesley Moraes no primeiro tempo, mas acabou cedendo ao empate na segunda etapa. Com gols de Mauro da Luz, os mandantes empataram a partida em 2 a 2 e colocaram em evidência a necessidade de ajustes táticos no plantel gaúcho.
Desse modo, apesar do empate, o Internacional aparece figurando o primeiro lugar do Grupo E, seguido por Independiente Medellín, da Colômbia, 9 de Octubre e Guairenã, do Paraguai.
JOGOS DO DIA 7 DE ABRIL
CUIABÁ
A princípio, na noite desta quinta-feira (7), o Cuiabá recebeu o Melgar, do Peru, na Arena Pantanal. O Dourado não deixou a desejar e conquistou sua primeira vitória na competição contra um time estrangeiro. No duelo em questão Elton Rodrigues foi o nome do jogo. Nesse ínterim, com dois gols anotados, o atacante garantiu os três pontos para o time mato-grossense, que passou a ocupar o segundo lugar do Grupo B.
Ademais, no chaveamento em questão, o Cuiabá ainda enfrentará Racing e River Plate, da Argentina, na fase de grupos.
SÃO PAULO
Sobretudo, o último time da Série A a estrear pela Copa Sul-Americana, o São Paulo, conseguiu sair vitorioso jogando fora de casa. Na ocasião, o Tricolor Paulista viajou até o Peru, para enfrentar o Ayacucho no Estádio Nacional do Peru. Em uma noite tomada por falhas individuais, a equipe brasileira abriu o marcador logo aos três minutos com Arboleda. Por conseguinte, os donos da casa viraram e Miranda empatou a partida em 2 a 2. Por fim, com gol de pênalti, Luciano garantiu a vitória do time comandado por Rogério Ceni por 3 a 2.
Com a vitória, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo D. Ademais, o chaveamento em questão conta ainda com os próximos adversário: Jorge Wilstermann, da Bolívia e Everton, do Chile.