Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Neste domingo (18), o Clássico FlaFlu colocou fogo no Maracanã, em disputa válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o mando de campo pertencendo ao Tricolor das Laranjeiras, os donos da casa fizeram a festa. Na ocasião, o rubro-negro foi derrotado por 2 a 1 e teve sua sequência de invencibilidade quebrada.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Visando retornar à segunda colocação do Campeonato Brasileiro, o Flamengo voltou a enfrentar o Fluminense. Entretanto, a excelente fase sob o comando técnico de Dorival Júnior foi interrompida por Fernando Diniz. Sobretudo, Paulo Henrique Ganso e Nathan estufaram as redes do clube da gávea, enquanto Gabigol diminuiu o prejuízo para o rubro-negro. Assim, com a derrota, o Fla voltou a perder após 19 jogos de invencibilidade.
Nesse ínterim, a última derrota do Flamengo ocorreu no dia 10 de julho. Na ocasião, jogando na Neo Química Arena, o Timão soube aproveitar o apoio de sua torcida e venceu por 1 a 0. Entretanto, o único gol do duelo foi marcado contra, através de Rodinei. No entanto, Dorival Júnior conseguiu reajustar o plantel para alavancar os triunfos.
Em resumo, o clube da gávea somou 15 vitórias e quatro empates, em jogos divididos pela Copa do Brasil, Conmebol Libertadores e Brasileirão. Pontuando a garra dentro das quatro linhas, o Flamengo marcou 39 gols e teve sua defesa vazada apenas sete vezes.
Como resultado das façanhas, o elenco comandado por Dorival carimbou passagem às finais da Conmebol Libertadores e Copa do Brasil, além de estar na briga pelo título da Série A. Contudo, após a derrota para o Fluminense, o rubro-negro passou a ocupar temporariamente a 4ª colocação com 45 pontos, dez a menos que o líder Palmeiras.