Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
A torcida do Corinthians tem motivos de sobra para se alegrar com a campanha da equipe no Campeonato Brasileiro. Após as primeiras 19 rodadas da competição, o alvinegro terminou o turno ocupando a 2ª colocação geral, ficando atrás apenas do rival, o Palmeiras. Como resultado das apresentações dentro das quatro linhas, o Timão assumiu a liderança de melhor mandante da Série A.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
A princípio, o Corinthians soube muito bem aproveitar a Neo Química Arena repleta de seus adeptos. Sobretudo, dos nove jogos disputados dentro de casa, o time comandado por Vítor Pereira acumulou 77,77% de aproveitamento. Nesse ínterim, foram contabilizadas seis vitórias e três empates, tornando o Timão o único time invicto como mandante dentre os 20 que disputam a Série A. Alinhados dentro de campo, os jogadores do alvinegro marcaram 13 gols e sofreram apenas três tentos.
Por outro lado, a vontade de ganhar as disputas de bola contra os adversários fez com que o Time do Povo exagerasse no número de faltas cometidas. Desse modo, o Corinthians, dentro de casa, foi responsável por receber 125 infrações, que resultaram em 14 cartões amarelos.
COMO VISITANTE
Mantendo a mesma frequência, o Corinthians não deixou a desejar jogando fora de casa. No entanto, o nível de apresentação desceu para 46,66% de rendimento. Assim, dos dez jogos realizados longe da Neo Química Arena, o plantel de Vítor Pereira faturou 14 pontos, originados de quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates. Apesar de não se intimidar pelos mandantes, os paulistas acabaram sofrendo 16 gols e marcando apenas 11 tentos.
Já no quesito indisciplina, fora de casa o Timão cometeu 108 faltas, das quais 22 foram merecedoras de cartão amarelo. Por fim, o alvinegro teve um de seus jogadores mandado mais cedo para o chuveiro, com um cartão vermelho.
ARTILHEIROS
Detentor do 8ª melhor ataque ao lado do Athletico-PR, com 24 gols marcados, o Timão mostrou que estufar as redes não é um problema para seus jogadores. Dentre eles, o que se destacou e assumiu a artilharia do Corinthians foi Róger Guedes, com seis tentos anotados. Confira os demais atletas que ajudaram o alvinegro a atingir tal façanha:
- 1º Lugar: Róger Guedes – 6 gols
- 2º Lugar: Gustavo Mantuan, Adson e Fábio Santos – 3 gols
- 3º Lugar: Raul Gustavo – 2 gols
- 4º Lugar: Lucas Piton, Jô, Renato Augusto, Gustavo Mosquito e Paulinho – 1 gol
É válido destacar que dos gols anotados em favor do Corinthians, dois foram feitos por adversários. Assim, diante do Fortaleza, Matheus Jussa, marcou contra o próprio arco e contra o Flamengo, Rodinei teve a mesma infelicidade.
MAIORES GARÇONS
A princípio, se há artilheiros, há também quem contribua com passes a gols. Neste caso, dentre o plantel experiente do Corinthians, quem ganhou notoriedade mesmo foi um jovem jogador. Sobretudo, o lateral esquerdo Lucas Piton assumiu o posto de maior garçom do Timão no primeiro turno. Veja quem mais serviu seus companheiros de equipe:
- Lucas Piton – 3 assistências
- Du Queiroz – 2 assistências
- Gustavo Mosquito – 2 assistências
- Willian – 2 assistências
- Róger Guedes – 1 assistência
- Giuliano – 1 assistência
- Mantuan – 1 assistência
- Rafael Ramos – 1 assistência
- Raul Bicalho – 1 assistência
RESUMO DO PRIMEIRO TURNO
- 2º colocado – 35 pontos
- 10 vitórias
- 05 empates
- 04 derrotas
- 8º melhor ataque – 24 gols marcados
- 4ª melhor defesa – 19 gols sofridos
- Melhor mandante da competição – 77,77% de aproveitamento
- Único mandante invicto – 6 vitórias e 3 empates
- 233 faltas cometidas
- 36 cartões amarelos
- 01 expulsão
PRÓXIMO JOGO
Mirando o título da Série A, o Corinthians terá um adversário a altura no início do segundo turno da competição. No próximo sábado (30), o Timão recebe o Botafogo na Neo Química Arena, às 19h (Horário de Brasília). É válido destacar que na 1ª rodada, no Nilton Santos, o Glorioso foi derrotado por 3 a 1.