Foto: Vítor Silva/BFR
Neste sábado (23), Botafogo e Athletico-PR se encontram pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sobretudo, enquanto o Furacão tenta retornar ao G-4, o Glorioso busca se firmar na primeira metade da tabela de classificação da Série A. Ademais, acompanhe o retrospecto geral dos embates entre os elencos.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
HISTÓRICO GERAL
A princípio, os dois times se esbarraram 50 vezes em jogos divididos entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Torneio Robertão. Demarcando uma expressiva soberania, o rubro-negro detém a maior parcela de vitórias no histórico dos confrontos. Em resumo, 24 conflitos foram conquistados pelo Athletico-PR, 18 pelo Botafogo e oito partidas acabaram com o empate prevalecendo. Por outro lado, no tocante às bolas alçadas ao fundo das redes, os planteis mostram um certo equilíbrio. Assim, enquanto o Glorioso anotou 63 gols, o Furacão marcou 65.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Analisando apenas os jogos executados no Brasileirão, mais uma vez o time de Felipão detém o melhor rendimento dentro das quatro linhas. Com 52% de vitórias, o Furacão saiu de campo com os três pontos em 23 duelos. Por conseguinte, o alvinegro venceu 14 jogos e sete partidas acabaram sem um ganhador declarado. No entanto, em termos de precisão na hora das finalizações, o Glorioso por pouco não superou o adversário. Enquanto o rubro-negro assinou 59 tentos, os cariocas anotaram 54.
Em termos de façanhas, a melhor apresentação do Athletico-PR diante do Botafogo ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2006. Como visitante, o Furação aplicou 4 a 0. Contudo, em 2003, o alvinegro carioca se vingou da derrota e devolveu o placar, mas com o mando de campo a seu favor.
BOTAFOGO COMO MANDANTE
Jogar com a torcida a favor é sempre a garantia de um bom espetáculo dentro das arquibancadas e o alvinegro carioca soube se aproveitar dessa vantagem. Assim, dos 25 confrontos realizados no Rio de Janeiro, o Glorioso saiu vitorioso em 52% dos jogos. Resumidamente, o Botafogo triunfou em 13 partidas, perdeu nove conflitos e três duelos acabaram com o empate prevalecendo. Em relação aos gols, o alvinegro estufou as redes adversárias em 38 oportunidades distintas e teve sua defesa vazada 30 vezes.
ÚLTIMOS CINCO JOGOS
- Botafogo 0 x 2 Athletico – Série A 2020
- Athletico 1 x 1 Botafogo – Série A 2020
- Athletico 1 x 0 Botafogo – Série A 2019
- Botafogo 2 x 1 Athletico – Série A 2019
- Athletico 2 X 1 Botafogo – Série A 2018
PRÓXIMO JOGO
Encerrando o primeiro turno, o Botafogo receberá o Athletico-PR, neste sábado (23). Em resumo, o duelo em questão será realizado no Estádio Nilton Santos, às 21h (Horário de Brasília). Enquanto o Furacão ocupa a 5ª colocação com 31 pontos, o clube da Estrela Solitária aparece na 12ª posição com 21.