Foto: Divulgação/Avaí
Fugindo da degola do rebaixamento, o Avaí por pouco não acabou o primeiro turno ocupando uma vaga no Z-4. Apesar dos deslizes durante a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, o time comandado por Eduardo Barroca conseguiu atingir marcas expressivas na competição. Ademais, acompanhe o retrospecto do time catarinense ao fim das 19 rodadas iniciais da Série A.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
Jogar com a torcida a favor é, na maioria das vezes, um ponto a mais para o caminho da vitória e o Avaí soube aproveitar essa vantagem. Sobretudo, detendo o mando de campo, o Leão da Ilha executou dez partidas, das quais cinco terminaram em triunfo, duas empatadas e em outros três conflitos a azurra foi derrotada. Desse modo, com um aproveitamento de 56,66%, o elenco catarinense marcou 16 gols e sofreu 14 tentos.
Em termos indisciplinares, na Ressacada, o Avaí cometeu 163 faltas, das quais 26 foram advertidas com o cartão amarelo. Por outro lado, por excesso de força, um dos jogadores (Morato) acabou sendo mandado mais cedo para o chuveiro com o cartão vermelho.
COMO VISITANTE
Se de um lado o rendimento como mandante foi positivo, analisando o desempenho do Leão da Ilha distante de Florianópolis é apático. Em síntese, dos nove confrontos como visitante, o Avaí conquistou apenas 14,81% de aproveitamento. Dessa forma, o plantel de Barroca venceu apenas uma partida, buscou um empate e foi derrotado em desastrosos sete jogos. Para selar de vez a deficiência harmônica da equipe, a azurra estufou as redes adversárias quatro vezes e teve sua defesa vazada em 16 oportunidades distintas.
Apesar da queda de dinâmica, o Avaí soube maneirar as faltas cometidas em comparação ao que foi apresentado dentro de casa. Sendo assim, o Leão cometeu 113 infrações, recebeu 28 cartões amarelos e três jogadores foram expulsos de campo.
ARTILHEIROS
Mesmo detento o 7º pior ataque do Campeonato Brasileiro no primeiro turno, alguns jogadores do Avaí conseguiram se sobressair dos demais companheiros de equipe. Sobretudo, Bissoli marcou oito gols e assumiu a artilharia do Avaí e a 4º colocação entre os demais jogadores da Série A. Ademais, acompanhe os destaques do Leão em termos de bolas alçadas ao fundo das redes.
- 1º Lugar: Bissoli – 8 gols
- 2º Lugar: Muriqui – 4 gols
- 3º Lugar: Morato – 2 gols
- 4º Lugar: Raniele, Willian Pottker, Kevin, Jean Pyerre, Eduardo Biasi e Arthur Chaves – 1 gol
É válido destacar que dos 20 gols marcados pelo plantel catarinense, oito foram por meio de penalidades. Assim, o Avaí assumiu a liderança de time com mais pênaltis marcados a favor no Brasileirão.
ASSITÊNCIAS
A princípio, a pouca precisão na troca de passes fez com que o Leão da Ilha marcasse somente cinco gols por meio de assistências. Em síntese, cada passe a gol foi executado por jogadores diferentes. Acompanhe abaixo os garçons do plantel:
- Eduardo – 1 assistência
- Morato – 1 assistência
- Kevin – 1 assistência
- Willian Pottker – 1 assistência
- Natanael – 1 assistência
FAÇANHAS DO LEÃO
- 06 vitórias
- 03 empates
- 10 derrotas
- 56,66% de aproveitamento como mandante
- 14,81% de aproveitamento como visitante
- 7º pior ataque – 20 gols marcados
- 2º pior defesa – 30 gols sofridos
- Time com mais pênaltis a favor
- 276 faltas cometidas
- 54 cartões amarelos
- 04 expulsões
PRÓXIMO JOGO
Para não cometer o mesmo erro de 2019, quando foi rebaixado, o Leão da Ilha já mira a recuperação no returno do Campeonato Brasileiro. Em resumo, no próximo domingo (31), o Avaí enfrenta o América-MG, às 18h (Horário de Brasília), no Estádio Independência.