Foto: Pedro Souza / Atlético
Finalizando o primeiro turno na 4ª colocação com 32 pontos, os dirigentes do Atlético-MG esperavam uma atuação superior. Com pontos desperdiçados ao longo da Série A e outras competições, o Galo acabou por demitir o técnico Antonio Mohamed. Apesar dos conflitos internos, o alvinegro conseguiu atingir números expressivos nas 19 rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. Acompanhe os feitos.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
A princípio, o Atlético-MG conseguiu executar muito bem o dever de casa. Jogando com o mando de campo a seu favor, o alvinegro contou com o apoio de sua torcida lotando o Mineirão e atingiu a marca de 60% de aproveitamento. Em resumo, os resultados foram consequência de cinco vitórias, três empates e duas derrotas, façanha necessária para colocar o Galo como o 8º melhor mandante do primeiro turno.
Pontuando sua soberania diante dos adversários em Minas Gerais, o Galo estufou as redes dos oponentes 16 vezes e sofreu dez gols. Por outro lado, em termos indisciplinares, o alvinegro cometeu 125 faltas, que foram convertidas em 23 cartões amarelos.
COMO VISITANTE
Longe de casa a atuação do Atlético-MG caiu um pouco, mas em compensação o colocou como o 5º melhor visitante entre os 20 clubes da Série A. Com um aproveitamento de 51,58%, o Galo conseguiu sair de campo vitorioso em três partidas, empatou cinco duelos e um conflito acabou com o triunfo do adversário. Em continuidade, o time que será comandando novamente por Cuca, marcou 11 gols e sofreu dez. Por fim, os mineiros cometeram 124 faltas e receberam 23 cartões amarelos.
ARTILHEIROS DO ALVINEGRO
Possuindo um dos principais sistemas ofensivos do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG finalizou a primeira etapa da competição com o 5º melhor ataque, ao lado do Internacional. No entanto, apesar da coletividade, o nome de Hulk ganhou notoriedade entre os colegas de equipe. Com sete gols marcados, o atacante se isolou como o artilheiro do Galo e 5º maior goleador no ranking geral da Série A 2022. Veja os goleadores do alvinegro.
- 1º Lugar: Hulk – 7 gols
- 2º Lugar: Nacho Fernández e Eduardo Sasha – 3 gols
- 3º Lugar: Savarino e Zaracho – 2 gols
- 4º Lugar: Keno, Ademir, Sávio, Jair, Vargas, Réver, Rubens e Alan Kardec – 1 gol
É válido destacar que dentre os tentos contabilizados pelo Galo, dois foram marcados por adversários. Assim, no embate contra o Atlético-GO, Marlon Freitas desviou a bola contra o próprio gol. Por fim, diante do Fortaleza, Matheus Jussa teve a mesma infelicidade.
GARÇONS DO GALO
Dos 27 gols marcados pelo Atlético-MG no primeiro turno da Série A, apenas 18 saíram por meio de assistência. Dessa forma, com três passes a gols cada, os garçons do alvinegro na competição são: Nacho Fernández e Guilherme Arana. Ademais, confirma o ranking completo dos colaboradores:
- Nacho Fernández – 3 assistências
- Guilherme Arana – 3 assistências
- Hulk – 2 assistências
- Vargas – 2 assistências
- Júnior Alonso – 2 assistências
- Jair – 2 assistências
- Igor Rabello – 1 assistência
- Keno – 1 assistência
- Mariano – 1 assistência
- Zaracho – 1 assistência
RESUMO DO TURNO
- 4º colocado com 32 pontos
- 08 vitórias
- 08 empates
- 03 derrotas
- 8º melhor mandante – 60% de aproveitamento
- 5º melhor visitante – 51,85% de aproveitamento
- 5º melhor ataque – 27 gols marcados
- 6ª melhor defesa – 20 gols sofridos
- 249 faltas cometidas
- 46 cartões amarelos
- Nenhuma expulsão
PRÓXIMO JOGO
Com o objetivo traçado de conquistar o bicampeonato, o Galo terá um adversário que briga pelas primeiras posições da competição. Sobretudo, no próximo domingo (31), o Atlético-MG enfrenta o Internacional, 7º colocado com 30 pontos. A partida em questão, válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorrerá no Estádio Beira-Rio, às 16h (Horário de Brasília).