Foto: Isabela Azine/Atlético
Não deu para o Dragão! Neste domingo (13), o Atlético-GO encerrou sua passagem pela Série A ao enfrentar o América-MG, no Estádio Independência. Apesar dos esforços, o rubro-negro não conseguiu operar um milagre e apenas empatou em 1 a 1 com o Coelho. Dessa forma, o plantel se junta a Juventude, Avaí e Ceará na disputa da Série B 2023.
Precisando vencer por seis gols de diferença para retirar a vantagam do Cuiabá, primeiro colocado fora da zona de rebaixamento, o Dragão tinha uma tarefa difícil a cumprir. Jogando como visitante, o rubro-negro abriu o marcador com Dudu, enquanto o América-MG empatou a partida com Henrique Almeira. Com o resultado, os goianos temrinaram a Série A na 18ª colocação, com 36 pontos.
A situação do rubro-negro goiano poderia ter sido diferente caso sua tivesse cumprido o dever de casa no Brasileirão. Sobretudo, com apenas 40,35% de aproveitamento como mandante, o Atlético-GO terminou o campeonato sendo o 5º pior time jogando jogando dentro de casa. Em resumo, jogando no Estádio Antônio Accioly, o Dragão conquistou seis vitórias, cinco empates e oito derrotas.
Mostrando que os sistemas ofensivos e defensivos foram marcados por falhas, o elenco comandado por Eduardo Souza deu motivos de sobra para o seu rebaixamento. Com 39 gols assinados e 57 sofridos, o Atlético-GO figurou o 5º pior ataque e 5ª pior defesa dentre os 20 times que disputaram o Campeonato Brasileiro. Ademais, confira os números alcançados pelo time goiano na competição.
FAÇANHAS DO DRAGÃO NA SÉRIE A
- 18º colocado com 36 pontos
- 09 vitórias
- 12 empates
- 18 derrotas
- 5º pior ataque – 39 gols marcados
- 5ª pior defesa – 57 gols sofridos
- 5º pior mandante
- 7º equipe com menos cartões
- 6ª equipe que mais fez faltas