Foto: Mourão Panda / América
Com apenas 21 pontos acumulados no Campeonato Brasileiro de 57 possíveis, o Coelho não conseguiu apresentar um bom aproveitamento neste primeiro turno. Sobretudo, com seis vitórias, três empates e dez derrotas, o time comandado por Vagner Mancini conquistou apenas 36,84% de aproveitamento em 19 rodadas. Devido ao baixo rendimento, o América-MG se isolou com o pior ataque da competição.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
A princípio, o alviverde não supriu as expectativas de seus torcedores. Terminando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na segunda metade da tabela de classificação, o América-MG deixou a desejar em todos os setores das quatro linhas. Como mandante, seu rendimento correspondeu a 51,85%, totalizando quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Por outro lado, pontuando a falta de entrosamento, o Coelho sofreu nove gols e teve sua defesa vazada na mesma proporção.
Já em relação aos atos indisciplinares, jogando com o mando de campo a seu favor, o plantel mineiro cometeu 136 faltas, das quais 21 foram advertidas com o cartão amarelo. Ademais, por excesso de vontade, apenas um jogador acabou sendo mandado mais cedo ao chuveiro, com uma expulsão.
COMO VISITANTE
Se a situação não era agradável dentro de casa, fora dela o América-MG se mostrou irredutível quanto à superioridade dos adversários. Sendo assim, dos dez jogos realizados longe do Estádio Independência, o Coelho conquistou apenas 23,33% de aproveitamento. Essa apatia colocou o clube de Minas Gerais como o segundo pior visitante do Brasileirão, ficando atrás apenas do Avaí.
Com o meio de campo comprometido e a falta de pontaria dos atacantes, o Verdão somente estufou as redes dos oponentes quatro vezes, enquanto a defesa sofreu 13 gols. Por fim, foram 114 faltas marcadas, 21 cartões amarelos recebidos e quatro expulsões.
ARTILHEIROS
Apesar e possuir o pior sistema ofensivo dentre os 20 times que disputam o Brasileirão, o América-MG precisa dar créditos a dois jogadores que foram fundamentais para alçar as bolas no fundo das redes adversárias. Em síntese, Iago Maidana e Felipe Azevedo são os dois artilheiros do Coelho com três gols cada. Por outro lado, acompanhe os demais atletas que contribuíram com o saldo de gols do alviverde:
- 1º Lugar: Iago Maidana e Felipe Azevedo – 3 gols
- 2º Lugar: Aloísio – 2 gols
- 3º Lugar: Pedrinho, Juan Velasquéz, Raúl Cáceres, Alexandre Egea e Henrique Almeida – 1 gol
ASSISTÊNCIAS
Com o plantel rotacionado, dois jogadores se destacaram dentre os demais no tocante aos passes a gols. Em resumo, o zagueiro Éder e o atacante Everaldo serviram seus companheiros de equipe duas vezes, o que foi suficiente para colocá-los como líderes em assistências no plantel mineiro. Confira a lista:
- Éder e Everaldo – 2 assistências
- Paulinho – 1 assistência
- Juninho – 1 assistência
- Raúl Cáceres – 1 assistência
- Juan Velásquez – 1 assistência
- Alê – 1 assistência
- Pedrinho – 1 assistência
NÚMEROS ALCANÇADOS
- 06 vitórias
- 03 empates
- 10 derrotas
- 13 gols marcados
- 22 gols sofridos
- Pior ataque do primeiro turno
- 10ª pior defesa
- 2º pior visitante
- 51,85% de aproveitamento como mandante
- 23,33% de aproveitamento como visitante
- 42 cartões amarelos recebidos
- 05 cartões vermelhos recebidos
- 280 faltas cometidas
PRÓXIMO JOGO
Precisando reagir na competição para evitar o rebaixamento, o Coelho terá mais um confronto direto pela 20ª rodada do Brasileirão. Sobretudo, no próximo domingo (31), o América-MG recebe o Santos, no Estádio Independência, às 8h (Horário de Brasília).