Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
A situação do Flamengo na Conmebol Libertadores não poderia estar mais tranquila. Após aplicar 2 a 0 no Corinthians, na Neo Química Arena, o rubro-negro terá a chance de confirmar à classificação para a semifinal dentro de casa. Por outro lado, mostrando soberania na competição continental, o clube da Gávea possui um retrospecto pra lá de positivo quando triunfou no primeiro duelo por dois gols de diferença.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Na história da Libertadores da América, o Flamengo possui uma trajetória relevante. Com dois títulos conquistados (1981 e 2019), o rubro-negro não desperdiçou as vantagens impostas nos placares em decisões . Sobretudo, nas cinco vezes em que abriu dois gols de diferença no mata-mata da competição sul-americana, o Mengão passou de fase em quatro delas. Confira o histórico.
OITAVAS DE FINAL DE 1993
No dia 07 de abril de 1993, o Flamengo disputou o primeiro jogo das oitavas da Libertadores dentro de casa. Diante do Minervén FC, da Venezuela, o rubro-negro não se intimidou e utilizou a força emanada das arquibancadas para orquestrar um baile no Maracanã. Na ocasião, os mandantes aplicaram 8 a 2 nos visitantes.
Em resumo, Wilson Gottardo marcou dois gols, enquanto Marcelinho Carioca, Marquinhos, Gaúcho, Nélio, Djalminha e Nílson estufaram as redes adversárias uma vez. Já do lado do Minervén, Pedro Gamacho assinou os dois tentos. Com a vantagem no primeiro confronto, o Flamengo pouco produziu no jogo da volta, mas conseguiu derrotar os venezuelanos por 1 a 0, com Gaúcho deixando mais um.
OITAVAS DE FINAL DE 2008
A única vez que o Flamengo deixou a vaga escapar após abrir dois tentos de vantagem ocorreu na Conmebol Libertadores de 2008. No México, diante do América, o rubro-negro não se intimidou por ser minoria dentro do Estádio Azteca. Com dois tentos de Marquinhos e um de Léo Moura e Diego Tardelli, os brasileiro venceram o embate da ida por 4 a 2. Ademais, os gols dos mandantes saíram de Enrique Esquerda e Diego Cervantes.
Apesar de tudo conspirar à favor do Flamengo, ao fim do conflito da ida, o Maracanã foi palco de uma maré de torcedores flamenguistas desolados com a eliminação. Os mexicanos aplicaram 3 a 0 e carimbaram a passagem às quartas de final, com um agregado de 5 a 4. Assim, Salvador Cabañas anotou dois gols e Enrique Esquerda o outro tento da classificação.
QUARTAS DE FINAL DE 2019
O ano de 2019 foi repleto de títulos para os cariocas, sendo o mais importante o da Libertadores. Contudo, antes de vencer o River Plate na grande final, o rubro-negro despachou um brasileiro nas quartas depois de aplicar dois gols de diferença no duelo da ida. A princípio, no Maracanã, o Flamengo venceu o Internacional por 2 a 0. Na ocasião, Bruno Henrique foi o responsável por anotar os dois gols da partida e levar a decisão ao sul do país.
Assim, no jogo da volta, realizado no Beira-Rio, os donos da casa até que tentaram, mas o título já estava trilhado no percurso do adversário. Rodrigo Lindoso abriu o marcador e deu esperanças de conseguir devolver o resultado do primeiro confronto. Contudo, Gabriel Barbosa, o Gabigol, empatou a partida em 1 a 1 e levou o Flamengo à fase seguinte.
QUARTAS DE FINAL DE 2021
Em 2021 o Flamengo participou da grande decisão, mas perdeu o título para o Palmeiras. Todavia, o time comandado por Renato Gaúcho, à época, protagonizou alguns feitos. Sobretudo, nas quartas diante, do Olímpia, do Paraguai, os brasileiros venceram por 4 a 1 a partida da ida. Dessa forma, como visitante, Vitinho marcou dois gols, enquanto De Arrascaeta e Gabigol fecharam o marcador do rubro-negro. Por outro lado, Iván Torres fez o gol de honra dos mandantes.
Detentor de um dos melhores planteis da competição, o clube da gávea não poderia ter deixado de fazer bonito em um Maracanã repleto de torcedores eufóricos. Assim, mantendo o alto nível, o Flamengo aplicou 5 a 1 em um elenco apático. Na ocasião, Saúl Salcedo marcou contra, Willian Arão e Bruno Henrique assinaram um tento, enquanto Gabigol estufou as redes adversárias duas vezes. Por fim, Jorge Recalde fez o único gol do Olímpia.
SEMIFINAL DE 2021
Na semifinal da Libertadores de 2021, novamente o Mengão triunfou no primeiro confronto por dois gols de vantagem. Diante do Barcelona, do Equador, o Flamengo venceu, no Maracanã, por 2 a 0. Dentro de casa, quem garantiu o protagonismo do jogo foi Bruno Henrique, responsável por anotar os gols da partida.
Já no embate da volta, realizado no Estádio Monumental Banco Pichincha, os donos da casa foram dominados do início ao fim. Mesmo buscando reverter o prejuízo, os visitantes quem fizeram a festa no final. Assim, com dois gols de Bruno Henrique, o Flamengo venceu por 2 a 0 e rumou para a grande decisão.
VAI SE REPETIR?
A princípio, na última terça-feira (02), o Corinthians recebeu o Flamengo na Neo Química Arena. Com os torcedores preenchendo as arquibancadas, o time comandado por Vítor Pereira sucumbiu ao alinhamento do plantel de Dorival Júnior. Com gols de Gabigol e De Arrascaeta o rubro-negro selou a vitória dos visitantes por 2 a 0 no jogo da ida das quartas de final da Conmebol Libertadores.
Levando em consideração o retrospecto na competição, na próxima terça-feira (09), o Mengão tem grandes chances de sair com a classificação. De modo geral, os clubes se enfrentam às 21h30 (Horário de Brasília), no Maracanã.