Foto: Divulgação/Coritiba
Após as 19 rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro, o Coritiba finalizou o primeiro turno ocupando a 13ª colocação com 22 pontos conquistados. A campanha do alviverde é resultado dos 38,59% de aproveitamento, originados de seis vitórias, quatro empates e nove derrotas. Ademais, acompanhe os triunfos e destaques do time comandado por Gustavo Morínigo na competição.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
Mesmo ocupando uma vaga na segunda metade da tabela de classificação do Brasileirão, o Coritiba tem muito do que se orgulhar de seu desempenho dentro de casa. Sobretudo, entre os 20 times que disputam a Série A, o Coxa Branca deteve o 3º melhor mando de campo. Em resumo, jogando no Couto Pereira, o alviverde apresentou um rendimento de 66,66%, resultados de seis vitórias, duas derrotas e um empate.
Pontuando que contar com sua torcida faz total diferença, o Verdão foi capaz de estufar as redes adversárias 13 vezes, enquanto sofreu nove gols. Por outro lado, em termos de advertências, o Coxa esqueceu de pisar no freio. Nesse ínterim, o time paranaense cometeu 125 faltas, das quais 23 resultaram em cartão amarelo e cinco expulsões.
COMO VISITANTE
Se de um lado a situação era favorável jogando dentro de casa, como visitante o rendimento caiu desproporcionalmente. A princípio, o elenco de Morínigo não conseguiu vencer uma partida sequer jogando nos estádios dos adversários. Assim, com sete derrotas e dois empates, o Coritiba se isolou como o pior mandante. Com a falta de entrosamento resultando em apenas 6,89% de aproveitamento, o Coxa marcou apenas oito gols e sofreu alarmantes 21 tentos.
Tentando de alguma forma inibir a força dos oponentes, o Verdão cometeu 107 faltas. Nesse ínterim, os jogadores do Coritiba receberam 22 cartões amarelos e duas cartoletas vermelhas.
ARTILHEIROS
Apesar dos números negativos atingidos, o plantel alviverde pode comemorar dentro das quatro linhas a conquista do 10º melhor ataque da Série A. Sobretudo, com 22 gols marcados coletivamente, o jogador de maior destaque na equipe foi Léo Gamalho, que anotou seis gols nas redes adversárias. Confirma abaixo os goleadores do plantel:
- 1º Lugar: Léo Gamalho – 6 gols
- 2º Lugar: Igor Paixão e Adrián Martinez – 4 gols
- 3º Lugar: Andrey, Alef Manga – 3 gols
- 4º Lugar: Luciano Castán e José Hugo – 1 gol
GARÇONS DO COXA
Geralmente os gols marcados são resultados do trabalho de toda a equipe. Assim, dentre os jogadores que mais contribuíram em participações a gol está Igor Paixão. O jovem de 22 anos foi responsável por servir quatro vezes seus companheiros, o que foi necessário para liderar as assistências do Coxa Branca no Brasileirão. Veja os garçons do alviverde:
- Igor Paixão – 4 assistências
- Egídio – 2 assistências
- Alef Manga – 2 assistências
- Fabrício Daniel – 2 assistências
- Guilermo – 1 assistência
- Adrián – 1 assistência
- Rafael Dias – 1 assistência
- Valdemir – 1 assistência
RESUMO DO COXA
- 13º colocado – 22 pontos
- 06 vitórias
- 04 empates
- 09 derrotas
- 3º melhor mandante – 66,66% de aproveitamento
- Pior visitante – 6,89% de aproveitamento
- 10º melhor ataque – 22 gols marcados
- 2ª pior defesa – 30 gols sofridos
- Líder em expulsões junto com o Juventude – 7 cartões vermelhos
- 232 faltas cometidas
- 55 cartões amarelos
PRÓXIMO JOGO
Se o objetivo de Gustavo Morínigo é permanecer na Série A, a postura do plantel precisa ser alterada no returno do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, no próximo sábado (30), o Coritiba enfrentará o Goiás pela 20ª rodada da competição. Ademais, a partida será realizada no Estádio da Serrinha, às 16h30 (Horário de Brasília).