Foto: Paula Reis / Flamengo
A vida de Paulo Sousa sob o comando técnico do Flamengo não vem sendo fácil. Os boatos que rolam nos bastidores do clube da gávea sobre a insatisfação de jogadores e dirigentes do rubro-negro ganham forças quando o retrospecto do português é analisado. Em resumo, após ser derrotado para o Athletico-PR, neste sábado (23), o treinador apenas venceu dois jogos contra times da Série A na temporada.
A princípio, ocupar com maestria o lugar deixado por Jorge Jesus não é um trabalho simples. Com fortes indícios de que Paulo Sousa chegaria para mudar o estilo de jogo do Flamengo, os torcedores do plantel carioca se empolgaram com uma possível guinada que o time enfrentaria. Contudo, após perder dois títulos na temporada e vencer apesar dois jogos de nove disputados contra times da Série A, o português está ganhando cada vez mais a antipatia dos flamenguistas.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Nesse ínterim, acompanhe o retrospecto de Paulo Sousa no Flamengo contra clubes da elite do futebol nacional. Ademais, os duelos em questão foram disputados pelo Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
SUPERCOPA DO BRASIL
O primeiro grande jogo de Paulo Sousa sob o comando do Flamengo tinha tudo para ter um final feliz, mas a euforia do rubro-negro foi parada pelo Atlético-MG. Em jogo único, pela Supercopa do Brasil, cariocas e mineiros se enfrentaram na Arena Pantanal. No tempo normal o duelo foi encerrado em 2 a 2, com gols de Nacho, Hulk, Gabigol e Bruno Henrique.
Apesar dos esforços para levar a disputa às penalidades, o Flamengo não soube aproveitar as oportunidades dadas pelo alvinegro. Assim, após diversas cobranças, o rubro-negro foi derrotado pelo Atlético-MG por 8 a 7.
CAMPEONATO CARIOCA
Na disputa do estadual, Flamengo enfrentou Botafogo e Fluminense em quatro oportunidades. Nesse ínterim, logo na quarta rodada do Campeonato Carioca, o rubro-negro encarou o Tricolor das Laranjeiras e foi surpreendido. No Nilton Santos, com o mando de campo pertencendo ao plantel de Paulo Sousa, o clube da gávea pouco produziu e acabou sendo derrotado por 1 a 0, com gol de John Arias.
Por conseguinte, pela 8ª rodada do estadual, o Flamengo duelou contra o Botafogo fora de casa. Entretanto, apesar dos fatores contra, o rubro-negro conseguiu vencer seu primeiro jogo no ano contra uma equipe da Série A. Em resumo, com gols de Pedro, De Arrascaeta e Gabriel Barbosa, o time de Paulo Sousa ganhou a partida por 3 a 1. Ademais, Léo Pereira marcou, contra, o único gol dos mandantes.
Já nos dois jogos da final do Campeonato Carioca, o Flamengo mais uma vez voltou a enfrentar o Fluminense e novamente foi derrotado pelo rival. No duelo da ida, o Tricolor venceu por 2 a 0, com dois tentos marcados por Germán Cano. Em continuidade, no segundo confronto, o plantel rubro-negro até que tentou correr atrás do prejuízo, mas perdeu o título do estadual por empatar em 1 a 1 e no agregado a equipe de Abel Braga levar a melhor.
CAMPEONATO BRASILEIRO
A estreia de Paulo Sousa na disputa do Campeonato Brasileiro não foi uma das melhores. Nesse ínterim, contra o Atlético-GO, o Flamengo não conseguiu reverter a situação e saiu de campo com um empate em 1 a 1. Posteriormente, pela segunda rodada da competição, o rubro-negro recebeu o São Paulo no Maracanã e não deixou a desejar para seus torcedores. Assim, com gols de Gabriel Barbosa, Isla e De Arrascaeta, os donos da casa venceram por 3 a 1. Ademais, o gol do plantel paulista foi marcado por Calleri.
Antecipando a 4ª rodada por motivos de conflitos com o calendário da Conmebol Libertadores, Flamengo e Palmeiras duelaram pelo Brasileirão. Entretanto, sem muitas criações de ambos os lados, a partida por encerrada em 0 a 0. Por fim, neste sábado (23), o Athletico-PR derrotou o rubro-negro por 1 a 0, com gol de David Terans.
NÚMEROS ADQUIRIDOS
Em nove jogos disputados na temporada contra times que disputam a Série A, Paulo Sousa somente conseguiu atingir o coeficiente de 37% de aproveitamento. Dessa forma, foram duas vitórias, quatro empates e três derrotas. É válido destacar que a partida da Supercopa foi enquadrada como empate, tendo em vista que no tempo normal o embate se encerrou em 2 a 2.
Foram nove gols marcados (16 com os pênaltis da Supercopa) e nove sofridos (17 com as penalidades convertidas pelo Galo). Por fim, das duas finais disputadas até o momento, o técnico português foi derrotado em ambas.