Foto: Rubens Chiri/São Paulo
Após 19 rodadas do Campeonato Brasileiro, o São Paulo atingiu marcas expressivas ao fim do primeiro turno da competição. Sobretudo, o clube paulista empatou 57,89% dos jogos disputados, o que colocou o time de Rogério Ceni como o líder no quesito.
Com 26 pontos conquistados, o São Paulo terminou o primeiro turno ocupando a 10ª colocação. Em resumo, foram cinco vitórias, três derrotas e surpreendentes 11 empates. Com tamanhas falhas nos sistemas ofensivos e defensivos, o Tricolor Paulista conseguiu atingir apenas 59,25% de aproveitamento jogando com o mando de campo a seu favor.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Tendo o Morumbi como palco, o plantel paulista acumulou quatro vitórias, quatro empates e uma derrota, o que corresponde a 16 pontos acumulados dos 27 possíveis. Por outro lado, como visitante, a situação foi ainda pior. Desse modo, das dez partidas realizadas longe de casa, o São Paulo triunfou uma única vez, perdeu dois conflitos e sete disputas acabaram com o empate prevalecendo, perfazendo um rendimento de 33,33%.
Pressionando a saída de bola do adversário e pecando na recuperação das jogadas, o Tricolor Paulista deteve média de 15,15 faltas cometidas por jogo. Isso ocorre devido às 288 faltas feitas dentro das quatro linhas. Por conseguinte, o tricolor recebeu 58 cartões amarelos e um card vermelho, para Igor Gomes. Tal feito colocou o São Paulo no 2º lugar de plantel com mais advertências, ficando atrás somente do Goiás, com 60 cartoletas.
No tocante à artilharia, o nome do astro é o de Jonathan Calleri. Com 10 gols marcados em 18 partidas disputadas, o camisa 9 do São Paulo encerrou o primeiro turno da Série A ocupando a vice-artilharia do Campeonato Brasileiro, ao lado de Pedro Raúl. Assim, o argentino ficou atrás de Germán Cano, líder com 12 tentos em 1 combates.
ARTILHEIROS DO SÃO PAULO
- 1º Lugar: Calleri – 10 gols
- 2º Lugar: Luciano – 7 gols
- 3º Lugar: Patrick – 4 gols
- 4º Lugar: Nikão – 3 gols
- 5º Lugar: Rodrigo Nestor – 2 gols
- 6º Lugar: Eder Citadin e Reinaldo – 1 gol
Em síntese, se há artilheiros, há também quem colabore para a bola ser alçada ao fundo das redes. Nesse caso, o líder em assistências do São Paulo foi Wellington. O lateral tricolor, após servir seus companheiros de equipe quatro vezes, terminou ocupando a 3ª posição no ranking geral de garçons da Série A. Ademais, é válido destacar que o jogador empatou com Artur, do Bragantino, e Igor Paixão, do Coritiba.
GARÇONS DO TRICOLOR
- 1º Lugar: Wellington – 4 assistências
- 2º Lugar: Rafinha – 3 assistências
- 3º Lugar: Igor Vinícius, Alisson e Igor Gomes – 2 assistências
- 4º Lugar: Jonas, Patrick, Calleri, Reinaldo e Luciano – 1 assistência
RESUMO DO PRIMEIRO TURNO
- 05 vitórias
- 03 derrotas
- Líder em empates – 11
- 9º pior mandante – 59,25% de aproveitamento
- 11º melhor visitante – 33,33% de aproveitamento
- 4º melhor ataque – 28 gols marcados
- 7º pior defesa – 24 gols sofridos
- 288 faltas cometidas
- 01 expulsão
PRÓXIMO JOGO
Visando a recuperação na competição e garantia de ao menos uma classificação para a Conmebol Libertadores 2023, o tricolor terá uma grande pedreira pela frente. Em resumo, no próximo domingo (31), o São Paulo enfrenta o Athletico-PR, 5º colocado com 31 pontos. A partida em questão, válida pela 20ª rodada do Brasileirão, terá como palco a Arena da Baixada, às 16h (Horário de Brasília).