Foto: Fernando Alves/Juventude
Para quem almeja permanecer no Campeonato Brasileiro, a situação do Juventude não vem sendo nada fácil. Terminando o primeiro turno da Série A na vice-lanterna da competição com apenas 13 pontos conquistados, o Papo Maior apresentou falhas em todos os sistemas dentro das quatro linhas. Sobretudo, sua maior deficiência é na defesa, tendo em vista que o plantel de Umberto Louzer ocupa a liderança em termos de pior zaga do Brasileirão.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
Na maioria das vezes jogar com o mando de campo a favor é sinal de uma belo espetáculo dentro e fora dos gramados. Contudo, o Juventude não soube aproveitar sua torcida em maior número nos estádios. Em resumo, dos dez jogos realizados em solo gaúcho, o Jaconero adquiriu apenas 30% de aproveitamento. Essa façanha é resultado de duas vitórias, cinco derrotas e três empates. Para piorar a situação do Verdão, jogar em casa não trouxe sorte no quesito gols. Dessa forma, foram anotados oito gols e sofridos 14 tentos.
Analisando os atos indisciplinares, com como mandante, o Papo Maior cometeu 152 dos faltas, das quais 23 foram advertidas com o cartão amarelo. Por outro lado, devido ao excesso de força nas jogadas, dois jogadores do Juventude foram expulsos no Estádio Alfred Jaconi.
COMO VISITANTE
Com um índice de 29,16% de aproveitamento jogando longe do Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude possui a 5ª pior campanha dentre os demais times que disputam a Série A. Sobretudo, o elenco de Louzer empatou quatro partidas, venceu um confronto e em outras quatro oportunidades saiu de campo com a derrota amargando. Como consequência do baixo rendimento, o alviverde marcou oito gols e sofreu 18 tentos.
Em termos de advertências, o Papão cometeu 115 faltas jogando como visitante. Nesse ínterim, os jogadores go plantel gaúcho receberam 30 cartões amarelos e cinco outros atletas foram expulsos.
ARTILHARIA
A princípio, o plantel do Juventude economizou na hora de comemorar as bolas alçadas ao fundo do arco. Contudo, mesmo apresentando 16 gols marcados, um jogador se destacou entre os demais. Em síntese, Órcar Ruiz assumiu a artilharia do Jaconero nesse primeiro turno de Campeonato Brasileiro. Com três tentos anotados, o paraguaio encabeça a lista. Confira abaixo:
- 1º Lugar: Óscar Ruiz – 3 gols
- 2º Lugar: Ricardo Bueno – 2 gols
- 3º Lugar: Rômulo Zwarg, Isidro Pitta, Vitor Mendes, Vitor Gabriel, Jadson, Rodrigo Alves, Onitlas e Paulo Henrique – 1 gol
É válido ressaltar que dois gols anotados em favor do Papo Maior foram contra. Assim, diante do Bragantino, pela 1ª rodada da Série A, Renan Victor, do Bragantino estufou sua própria rede. Por outro lado, Luccas Claro, do Fluminense, também acabou tendo a mesma infelicidade.
GARÇONS DO JUVENTUDE
Dentre os gols anotados, apenas sete foram contabilizados por meio de assistências. Nesse ínterim, dois atletas se destacaram ao servir seus companheiros de equipe. Dessa forma, com dois passes a gol, Busanello e Chico são os maiores garçons do Juventude no Brasileirão.
- Busanello – 2 assistências
- Chico – 2 assistências
- Guilherme Parede – 1 assistência
- Paulinho – 1 assistência
- Edinho – 1 assistência
RESUMO GERAL
- 03 vitórias
- 07 empates
- 09 derrotas
- 30% de aproveitamento como mandante
- 25,92% de aproveitamento como visitante
- Pior defesa do Campeonato com 32 gols sofridos
- 4º pior ataque com 15 gols marcados
- 287 faltas cometidas
- 24 cartões amarelos recebidos
- Líder em expulsões – 07 expulsões
PRÓXIMO JOGO
Mirando contornar a situação no segundo turno, o Juventude enfrenta o Bragantino no próximo domingo (31). Sobretudo, a partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizada no Estádio Nabi Abi Chedid, às 19h (Horário de Brasília).