Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Nesta quarta-feira (13), o Flamengo encontra o Atlético-MG no jogo da ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Após perder o primeiro confronto por 2 a 1, no Mineirão, o rubro-negro terá que vencer por dois gols de diferença para se classificar ou aplicar um gol de vantagem e encaminhar a decisão para os pênaltis. Contudo, o retrospecto dos cariocas é positivo, já que somente em quatro edições foram eliminados antes das quartas de final.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
A princípio, o plantel comandado por Dorival Júnior não quer repetir os feitos na Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca, onde viu os títulos escaparem das próprias mãos. Tendo o mesmo algoz da primeira competição, o Flamengo quer devolver a frustração de perder no mata-mata ao Atlético-MG. Na ocasião, depois de empatar em 2 a 2 no tempo normal, o Galo faturou a taça ao vencer nos pênaltis por 8 a 7.
Esta é a 34ª edição da Copa do Brasil e a equipe rubro-negra detém os títulos da competição de 1990, 2006 e 2013. Como consequência do desempenho, o Flamengo somente foi desclassificada antes das quartas de finais em quatro temporadas. Acompanhe o histórico de quedas do clube da Gávea:
QUEDAS PRECOCES
A eliminação mais precoce do Flamengo na Copa do Brasil ocorreu na edição de 2016, na segunda fase. De forma geral, os dois confrontos de ida e volta acabaram com o Fortaleza vencendo por 2 a 1. Assim, com o agregado de 4 a 2, o Leão despachou o elenco carioca da competição mais cedo.
No tocante às demais eliminação prematuras, estão as de 1998, 2005 e 2015. Em resumo, em todas elas o Flamengo saiu nas oitavas de final. Na década de 90, o adversário foi o Vitória, clube que venceu o primeiro embate por 5 a 0. Por outro lado, no duelo da volta, o rubro-negro carioca derrotou o oponente por 5 a 2. Com o agregado em 7 a 5, o plantel baiano se classificou e deixou para trás o elenco de Romário.
Posteriormente em 2005, o algoz foi outro time nordestino; o Ceará. Depois de vencer o duelo da ida por 2 a 0, no jogo da volta, como mandante, o Vozão segurou o empate em 1 a 1 e mandou o Flamengo para casa. Por fim, em 2015, o oponente foi o rival; Vasco da Gama. A princípio, o Gigante da Colina triunfou por 1 a 0 no primeiro embate e empatou em 1 a 1 na disputa da volta, agregando um placar de 2 a 1.
RESUMO GERAL
- 2016 – Queda para o Fortaleza na segunda fase da Copa do Brasil
- 2015 – Queda para o Vasco nas oitavas de final da Copa do Brasil
- 2005 – Queda para o Ceará nas oitavas de final da Copa do Brasil
- 1998 – Queda para o Vitória nas quartas de final da Copa do Brasil
PRÓXIMA DECISÃO
Nesta quarta-feira (13), o Maracanã, às 21h30 (Horário de Brasília), será palco de mais uma partida decisiva entre Flamengo e Atlético-MG. Após sair atrás do placar, no Mineirão, por 2 a 1, o rubro-negro carioca terá uma grande responsabilidade pela frente. É válido destacar que o Mengão, nos últimos cinco jogos contra o Galo, venceu apenas um conflito.