Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
O time do Flamengo, considerado um dos clubes mais imponentes do futebol brasileiro, acabou por acostumar seus torcedores com vitórias e títulos adquiridos em praticamente todas as competições disputadas. Entretanto, o plantel estrelado por Gabriel Barbosa, Bruno Henrique e De Arrascaeta vem encaminhando uma sequência negativa de derrotas. Em resumo, em cinco meses, o rubro-negro já soma seu quinto vice-campeonato.
CAMPEONATO CARIOCA
A última derrota em decisões aconteceu no último sábado (02), contra o principal rival do Rio de Janeiro, o Fluminense. Após ultrapassar o Vasco nas semifinais no primeiro jogo por 1 a 0, com gol de Gabriel Barbosa, o rubro-negro repetiu o placar no segundo jogo, mas com Willian Arão marcando. Como consequência, a equipe comandada por Paulo Sousa foi para a final contra o Tricolor das Laranjeiras.
No entanto, o primeiro jogo foi marcado por um apagão no plantel do Flamengo e o Fluminense abriu a vantagem de 2 a 0, com Germán Cano anotando dois tentos. Posteriormente, no segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca, novamente o tricolor abriu o marcador com o argentino. Por outro lado, Gabigol empatou a partida. Assim, com o agregado de 3 a 1, o rubro-negro viu o adversário levantar seu segundo troféu no ano, depois da conquista da Taça Guanabara.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
TAÇA GUANABARA
A Taça Guanabara começou com Flamengo e Fluminense prometendo uma decisão acirrada. Contudo, mais uma vez o time de Paulo Sousa deixou a desejar. Com um aproveitamento de 78,78% nos onze jogos disputados na primeira fase, o clube da Gávea entregou pontos que fizeram total diferença ao fim da competição. Em síntese, o rubro-negro empatou com o Volta Redonda em 0 a 0 e com o Audax, em 2 a 2.
Devido aos dois empates, o Flamengo deixou de faturar quatro pontos essenciais, que o colocariam no topo da tabela. Assim, com oito vitórias, dois empates e uma derrota, o Mengão viu o Fluminense assumir a liderança com apenas dois pontos de vantagem. Ademais, por se tratar de uma competição por pontos corridos, o Tricolor das Laranjeiras faturou a Taça Guanabara e o Fla ocupou o segundo lugar geral.
SUPERCOPA DO BRASIL
A temporada 2022 começou a todo o vapor com jogos importantes para o plantel carioca. Em síntese, em fevereiro deste ano, o Flamengo disputou a Supercopa do Brasil diante do Atlético-MG. Em jogo único, os times fizeram um embate emocionante do início ao fim. A princípio, com o placar de 2 a 2 no tempo regulamentar, as disputas foram para as penalidades.
As dez primeiras cobranças foram convertidas com perfeição. Lázaro, Vitinho, Diego Ribas, David Luiz e Gabriel Barbosa marcaram para o Flamengo. Por outro lado, Hulk, Nacho, Ademir, Guilherme Arana e Vargas fizeram para o Atlético-MG. Entretanto, nas cobranças alternadas, as batidas não foram tão precisas assim. Guga, o primeiro batedor do Galo, desperdiçou o chute à meia altura e Hugo defendeu. Em continuidade, com a chance de selar a vitória, Willian Arão bateu no meio do gol e Everson agarrou.
Jair e João gomes converteram as cobranças seguintes, mas o goleiro Everson chutou para fora. Em continuidade, na cobrança seguinte, o arqueiro alvinegro defendeu a cobrança de Matheuzinho e deixou tudo igual. Por sua vez, Nathan Silva e Léo Pereira fizeram, enquanto Mariano, Fabrício Bruno, Godín e Hugo Souza perderam. Como em todo final dramático, é necessário ter um herói e foi a estrela de Everson que brilhou mais forte. Após Hulk converter seu segundo pênalti, o arqueiro do Galo defendeu o chute de Vitinho e garantiu o título de Campeão da Supercopa do Brasil 2022 para o Atlético-MG em cima do Flamengo.
LIBERTADORES 2021
A final da competição continental ocorreu com dois times brasileiros, mas a decisão ocorreu em Montevidéu, no Uruguai. De um lado o Flamengo e do outro o Palmeiras. Em síntese, logo no início da partida, Raphael Veiga abriu o marcador e colocou pressão no adversário. Por conseguinte, no segundo tempo, o artilheiro do Flamengo, o Gabigol, tomou para si a responsabilidade e empatou a partida.
Devido ao empate no tempo regulamentar, a partida se encaminhou para a prorrogação. Nesse ínterim, surgiu um herói improvável e um vilão. Nos minutos finais do segundo tempo do tempo extra, Andreas Pereira falhou Deyverson não perdoou. Com o placar em 2 a 1 o Flamengo foi derrotado na final da Libertadores da América e viu o Verdão se tornar tricampeão da competição.
CAMPEONATO BRASILEIRO 2021
Buscando o tricampeonato brasileiro, o Flamengo iniciou a disputada nacional a todo gás, vencendo o Palmeiras por 1 a 0. Contudo, ao longo das 38 partidas, o rubro-negro carioca adquiriu somente 62,28% de aproveitamento nos confrontos. Em resumo, foram 21 vitórias, oito empates e nove derrotas. Ao término da competição, alguns pontos com perdidos para adversários menos favoritos fizeram falta.
Em síntese, dos quatro clubes rebaixados na temporada passada, o Fla perdeu nove pontos em confrontos com os mesmos. Ao término da competição, o Flamengo viu o Atlético-MG erguer a taça da campeão brasileiro após 50 anos de jejum. Nesse ínterim, com seus 71 pontos somados, o rubro-negro ficou na segunda colocação da competição estadual com 13 pontos a menos que o alvinegro.