Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras garantiu a melhor campanha do Campeonato Paulista apesar do empate diante do Guarani. Isso porque o São Bernardo, que precisava vencer para superar o Verdão no Grupo D, acabou perdendo para o Água Santa. Já o Santos deu adeus pelo 3º ano seguido ao sofrer 3 a 0 para o Ituano.
E não fosse a virada do São Paulo por 3 a 1 diante do Botafogo-SP, o Tricolor teria de disputar as quartas de final fora de casa, já que o Água Santa terminou empatado em 23 pontos, no Grupo B. A diferença foi os gols marcados, 23 x 13. Sem o Morumbi à disposição, os comandados de Rogério Ceni podem jogar com o mando de campo no Allianz Parque.
Em contrapartida, o RB Bragantino venceu o São Bento por 3 a 0 e o Corinthians, único dos grandes a jogar no sábado, bateu o Santo André por 3 a 1 e também somou mais três pontos na última rodada.
O atual cenário fica dessa forma: RB Bragantino x Botafogo-SP, São Paulo x Água Santa, Corinthians x Ituano e Palmeiras São Bernardo. Todos os primeiros times do confronto disputam as quartas de final em jogo único em casa.
Pela melhor campanha, o Palmeiras numa eventual semifinal pegaria o pior times em pontuação em comparação aos times classificados. Portanto, enfrentará Botafogo ou RB Bragantino na semifinal (em caso de classificação). Consequentemente, há muita chance de São Paulo x Corinthians se enfrentarem na semi.
A pontuação segue sendo contabilizada ao longo das fases eliminatórias. Nesse momento o São Paulo tem um ponto a mais que o Corinthians (23×22). Mas se o Timão vencer o Ituano e o São Paulo avançar nos pênaltis, a semifinal teria o mando de campo na Neo Química Arena, já que teria mais pontos na somatória geral, e o Palmeiras pegaria o pior entre os outros três que eventualmente seriam Corinthians, São Paulo e Botafogo-SP ou RB Bragantino.