Foto: Vítor Silva/Botafogo
Após retornar à elite do futebol brasileiro, o Botafogo começou a movimentar as peças para apresentar um futebol mais refinado. Responsável por encabeçar o ranking de time que mais investiu em reforços para a temporada, o alvinegro carioca mostrou que precisa de entrosamento dentro das quatro linhas. Contraditoriamente, o plantel comandado por Luís Castro adquiriu campanha melhor fora de casa, que como mandante neste primeiro turno de Campeonato Brasileiro.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
CAMPANHA DENTRO DE CASA
Ocupando a 11ª colocação da Série A com 24 pontos acumulados, o Glorioso conquistou sete vitórias, três empates e nove derrotas. Sobretudo, os tropeços do alvinegro foram em maior parte adquiridos jogando no Estádio Nilton Santos, ou seja, em casa. Para se ter noção de tamanho desastre, o Botafogo, como mandante, deteve apenas 37,03% de aproveitamento. Em resumo, os números são decorrentes dos três triunfos, cinco derrotas e um empate.
Como consequência do baixo desempenho com o mando de campo a seu favor, o Botafogo finalizou o primeiro turno do Brasileirão com a terceira pior campanha dentro de casa, sendo superado somente por Juventude e Fortaleza. No Niltão, o clube da Estrela Solitária conseguiu estufar as redes adversárias apenas nove vezes, enquanto teve sua defesa vazada em outras dez oportunidades. Por fim, foram três vitórias, um empate e cinco derrotas.
FORA DE CASA
Por outro lado, se o rendimento dentro de casa deixou a desejar, o encaixe do time de Luís Castro deu certo longe do Rio de Janeiro. Sobretudo, dos dez jogos executados como visitante, o Botafogo conquistou 46,66% de aproveitamento, o que o colocou como terceiro melhor visitante da Série A, atrás apenas de Fluminense e Palmeiras. Em síntese, o alvinegro saiu de campo com os três pontos em quatro partidas, perdeu outras quatros e dois jogos foram encerrados com o empate prevalecendo.
Contudo, mesmo sendo superior jogando nos estádios dos adversários, no tocante aos gols o Glorioso não conseguiu se impor. Com média de um gol por jogo fora de casa, o Botafogo marcou dez tentos, enquanto teve sua defesa mostrando ineficiência em 14 gols sofridos.
ARTILHARIA DO BOTAFOGO
A princípio, após atingir a metade da principal competição nacional, o Botafogo possui o 6º pior ataque dentre os 20 times da Série A. Entretanto, alguns nomes conseguiram se sobressair diante dos demais companheiros de equipe. Com sete gols marcados em 17 partidas disputadas, Erison é o artilheiro do Glorioso no Campeonato Brasileiro, além de ocupar o 5º lugar no ranking geral. Junto de “El Toro”, aparecem outros nomes que ajudaram o alvinegro a estufar as redes adversárias. Veja a lista abaixo:
- 1º Lugar: Erison – 7 gols
- 2º Lugar: Diego Gonçalves e Vinícius Lopes – 2 gols
- 3º Lugar: Victor Sá, Patrick de Paula, Daniel Borges, Victor Cuesta, Kayque, Hugo e Jeffinho – 1 gol
É válido destacar que na partida contra o Atlético-GO, pela 3ª rodada, o gol em favor do Botafogo foi marcado contra. Dessa forma, Leandro Barcia empurrou para as redes do próprio gol no empate em 1 a 1, Estádio Antônio Accioly.
ASSISTÊNCIAS
Muitos dos gols marcados pelo plantel alvinegro não tiveram assistência, mas um jogador conseguiu se destacar nos passes a gol. Em resumo, Daniel Borges, com duas assistência, é o líder do Fogão no seguimento. Ademais, apenas mais cinco jogadores serviram seus companheiros de equipe. Confira:
- Daniel Borges – 2 assistências
- Erison – 1 assistência
- Victor Cuesta – 1 assistência
- Lucas Fernandes – 1 assistência
- Renzo Saravia – 1 assistência
- Joel Carli – 1 assistência
RESUMO DO BOTAFOGO NO 1º TURNO
- 07 vitórias
- 03 empates
- 09 derrotas
- 3º pior desempenho como mandante -37,03% de aproveitamento
- 3º melhor desempenho fora de casa – 46,66% de aproveitamento
- 6º pior ataque da competição com 19 gols marcados
- 6ª pior defesa com 24 gols sofridos
- 270 faltas cometidas
- 51 cartões amarelos recebidos
- 05 cartões vermelhos recebidos
PRÓXIMO JOGO
Com foco em permanecer na Série A e até mesmo conquistar uma vaga na Conmebol Libertadores, o Glorioso terá pela 20ª rodada um adversário de peso. Sobretudo, neste sábado (30), o Botafogo enfrenta o Corinthians, vice-líder com 32 pontos. A partida em questão será realizada na Neo Química Arena, às 19h (Horário de Brasília).