Foto: Vítor Silva/BFR
A situação do Botafogo vem sendo desconfortante neste Campeonato Brasileiro. Ocupando a 11ª colocação com 21 pontos, o alvinegro não consegue deslanchar e manter uma constante. Sobretudo, são seis vitórias, três empates e alarmantes oito derrotas, das quais cinco foram como mandante. Entretanto, o momento poderia ser pior se não fossem as atuações de Gatito Fernández.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
O goleiro titular do plantel de Luís Castro é o detentor das defesas mais difíceis da Série A. Em resumo, o Botafogo possui o quinto pior sistema defensivo do Brasileirão com 22 gols sofridos nas 17 primeiras rodadas. Com saldo negativo de menos cinco, o Glorioso escancara a deficiência no setor da equipe.
Apesar das incontáveis falhas na zaga alvinegra, Gatito Fernández foi fundamental em algumas partidas do clube da Estrela Solitária. Pontos foram desperdiçados no meio do caminho, mas o paredão paraguaio deu o sangue embaixo do arco dos cariocas. Em 14 participações pelo Campeonato Brasileiro, o defensor sofreu 19 tentos.
Por consequência de sua eficiência, o camisa número 1 do Botafogo efetuou 20 defesas difíceis, o que o colocou na liderança dentre os goleiros da Série A com mais interceptações de maior dificuldade. Ademais, acompanhe abaixo o ranking completo:
RANKING GERAL
- 1º Lugar: Gatito Fernández (Botafogo) – 20 defesas difíceis
- 2º Lugar: Tadeu (Goiás) – 18 defesas difíceis
- 3º Lugar: Fábio (Fluminense) – 17 defesas difíceis
- 4º Lugar: Cássio (Corinthians) – 17 defesas difíceis
- 5º Lugar: Ronaldo (Atlético-GO) – 15 defesas difíceis
É válido destacar que o levantamento foi baseado nas estatísticas do Footstats.
PRÓXIMO JOGO
A princípio, Gatito Fernández, que ficou de fora da derrota para o Atlético-MG no último domingo (18) por indisposição, pode retornar ao posto nesta quarta-feira (20). A partida em questão, válida pela 18ª rodada da Série A, terá a Vila Belmiro como palco do embate entre Santos e Botafogo, às 21h30 (Horário de Brasília).