Foto: Vítor Silva/Botafogo
A situação do Botafogo na temporada não vem sendo nada agradável. Após ser despachado nas semifinais do Campeonato Carioca e nas oitavas da Copa do Brasil, só restou o Campeonato Brasileiro na disputa. Entretanto, o desempenho do técnico Luís Castro não está agradando os torcedores alvinegros. Em quatro meses sob o comando do Glorioso, o português acumulou apenas 42,66% de aproveitamento.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
A princípio, Luís Castro foi anunciado como novo técnico do Botafogo no dia 25 de março. Todavia, o comandante apenas começou seus trabalhos no alvinegro no dia 17 de abril, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, o treinador disputou 25 jogos, incluindo as partidas da Copa do Brasil. Acompanhe as façanhas do português no Brasil.
TRAJETÓRIA DE CASTRO
A estreia de Luís Castro no Botafogo ocorreu diante do Ceará, na Arena Castelão. Na ocasião, o time recém-formado conseguiu derrotar o Vozão por 3 a 1. Posteriormente, pela Copa do Brasil, o clube da Estrela Solitária venceu o Ceilândia por 3 a 0 nas duas partidas da competição e rumou às oitavas de final. Entretanto, diante do América-MG, o Glorioso acabou sendo eliminado ao perder o primeiro confronto por 3 a 0 e o segundo, dentro de casa, por 2 a 0.
Mediante às partidas de baixo rendimento, a torcida botafoguense começou a pegar no pé do elenco. Sobretudo, o Botafogo foi o clube que mais investiu na primeira janela de transferência e que menos deu resultados. Nesse ínterim, sob a direção de Luís Castro, o Glorioso contabilizou 11 derrotas, nove vitórias e cinco empates. Mostrando ineficiência no Nilton Santos, o alvinegro se tornou o quarto pior mandante e 7º melhor visitante.
Demarcando uma certa apatia nos setores ofensivos e defensivos, o plantel da Estrela Solitária se tornou inoperante ao possuir o 4º pior ataque e a 9º pior defesa do Campeonato Brasileiro. Em resumo, com o português no comando, o Botafogo marcou apenas 19 gols e sofreu 23 tentos.
JOGOS DISPUTADOS
- Ceará 1 x 3 Botafogo
- Ceilândia 0 x 3 Botafogo (Copa do Brasil)
- Atlético-GO 1 x 1 Botafogo
- Botafogo 1 x 1 Juventude
- Flamengo 0 x 1 Botafogo
- Botafogo 3 x 0 Ceilândia (Copa do Brasil)
- Botafogo 3 x 1 Fortaleza
- América-MG 1 x 1 Botafogo
- Coritba 1 x 0 Botafogo
- Botafogo 1 x 2 Goiás
- Palmeiras 4 x 0 Botafogo
- Botafogo 0 x 1 Avaí
- Botafogo 1 x 0 São Paulo
- Internacional 2 x 3 Botafogo
- Botafogo 0 x 1 Fluminense
- América-MG 3 x 0 Botafogo (Copa do Brasil)
- Bragantino 0 x 1 Botafogo
- Cuiabá 2 x 0 Botafogo
- Botafogo 0 x 2 América-MG (Copa do Brasil)
- Botafogo 0 x 1 Atlético-MG
- Santos 2 x 0 Botafogo
- Botafogo 2 x 0 Athletico-PR
- Corinthians 1 x 0 Botafogo
- Botafogo 1 x 1 Ceará
- Botafogo 0 x 0 Atlético-GO
RESUMO DAS FAÇANHAS DE CASTRO
- 25 jogos
- 09 vitórias
- 05 empates
- 11 derrotas
- 01 eliminação (Copa do Brasil)
- 12ª lugar no Campeonato Brasileiro
- 19 gols marcados
- 23 gols sofridos
- 42,66% de aproveitamento
PRÓXIMO COMPROMISSO
Precisando se reencontrar na competição para não entrar na zona de rebaixamento, o Glorioso terá pela frente um novo obstáculo. Em síntese, no próximo domingo (21), o Botafogo enfrenta o Juventude, lanterna da competição com 16 pontos. Ademais, o embate terá como palco o Alfredo Jaconi, às 11h (Horário de Brasília).