Foto: Pedro Souza / Atlético
Neste sábado (20), Atlético-MG e Goiás se enfrentam pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Galo vai em busca da décima vitória na competição, o Esmeraldino tenta engatar seu sétimo triunfo. Ademais, acompanhe o retrospecto geral dos confrontos entre as equipes.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
HISTÓRICO GERAL
Na história do futebol, Atlético-MG e Goiás se encontraram 58 vezes, em jogos divididos entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Como em um bom combate requer, há sempre uma equipe que consegue se impor diante do adversário e nesse caso o Galo levou a melhor. Sobretudo, foram 23 triunfos do alvinegro mineiro, 17 conquistas para os goianos e 18 duelos acabaram com o empate prevalecendo. Ademais, o time comandado por Cuca marcou 85 gols, enquanto o de Jair Ventura estufou as redes 72 vezes.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Analisando apenas os jogos realizados na Série A, os elencos protagonizaram 46 partidas e mais uma vez o Galo demarca sua soberania. Desse modo, são 21 vitórias para o Atlético-MG, 13 empates e em 12 confrontos o Goiás saiu de campo com os três pontos. Como consequência do que foi apresentado dentro das quatro linhas, o Esmeraldino assinou 50 tentos e sofreu 70 gols.
Em termos de façanha, o melhor jogo do Atlético-MG em cima do Goiás ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1995. Naquele ano, como visitante, o Galo aplicou uma goleada de 5 a 1 em cima do alviverde. Por outro lado, no Brasileirão de 1990, o Esmeraldino, também fora de casa, derrotou os mineiros por 3 a 1.
ATLÉTICO-MG COMO MANDANTE
Jogar com o mando de campo a favor é um gás a mais para ir em busca da vitória e o alvinegro soube bem aproveitar sua torcida em maior número nas arquibancadas. Sobretudo, dos 27 confrontos realizados em Minas Gerais, o Atlético-MG venceu 15, sete partidas acabaram empatadas e em cinco jogos o Goiás saiu de campo com o triunfo. Mostrando que dentro de casa a força do plantel é desproporcional, o Galo estufou as redes adversárias 48 vezes, enquanto sua defesa foi vazada em 28 oportunidades.
A última derrota do Galo, em casa, para o Esmeraldino ocorreu no dia 04 de maio de 2014. Na ocasião, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, o alviverde surpreendeu os mandantes e triunfaram com um placar de 1 a 0, com gol de David.
ÚLTIMOS CINCO JOGOS
- Goiás 2 x 2 Atlético-MG – Série A 2022
- Goiás 2 x 1 Atlético-MG – Série A 2020
- Atlético-MG 3 x 0 Goiás – Série A 2020
- Atlético-MG 2 x 0 Goiás – Série A 2019
- Goiás 0 x 0 Atlético-MG – Série A 2019
PRÓXIMA PARTIDA
Precisando da vitória para voltar ao G-6, o Atlético-MG enfrenta o Goiás, 13ª colocado com 26 pontos. A partida em questão será realizada no Mineirão, às 16h30 (Horário de Brasília), deste sábado (20). Ademais, no primeiro turno, o embate acabou em 2 a 2 entre as equipes.