Foto: Gilvan Souza/Flamengo
O título da Supercopa do Brasil 2023 foi disputado por dois gigantes do futebol nacional, mas um conseguiu se sobrepor diante do adversário. Em partida eletrizante, o Palmeiras faturou a primeira taça da competição diante do Flamengo em um embate que terminou em 4 a 3 no tempo regulamentar. Apesar da derrota, Gabigol conquistou um feito mundial dentro das quatro linhas.
Não é à toa que um jogador tem o codinome de Gabigol. Artilheiro nato, o atacante do Flamengo figura entre as principais estrelas atuando no futebol brasileiro. Com seus dois gols marcados na final da Supercopa do Brasil, o camisa 10 do Flamengo entrou para a lista seleta de maiores goleadores em finais disputadas mundialmente.
Sobretudo, Gabriel Barbosa, possui 14 gols marcados em finais disputadas. Nesse ínterim, desde que foi contratado, Gabigol disputou 14 decisões pelo Flamengo, seja em jogo único ou ida e volta. Como resultado de sua competência dentro das quatro linhas, o atacante rubro-negro tem média de um tento por jogo decisivo.
A princípio, as únicas finais em que Gabriel passou em branco foram nos Campeonatos Cariocas de 2019 e 2020, Mundial de Clubes de 2019 e Copa do Brasil de 2022. Por outro lado, o atacante soma quatro gols pela Libertadores e estadual, cinco em Supercopas e um pela Recopa Sul-Americana.
Ademais, Gabigol possui 137 gols com a camisa do Flamengo. Seu feito garantiu o 11º lugar dentre os maiores artilheiros da história do clube. O goleador principal é Zico, com surpreendentes 507 tentos.
RANKING DOS MAIORES GOLEADORES EM FINAIS
- 1º Lugar: Lionel Messi – 34 gols
- 2º Lugar: Pelé – 31 gols
- 3º Lugar: Neymar – 21 gols
- 4º Lugar: Cristiano Ronaldo – 20 gols
- 5º Lugar: Romário – 18 gols
- 6º Lugar: Ronaldo – 16 gols
- 7º Lugar: Puskas – 15 gols
- 8º Lugar: Raúl e Gabriel Barbosa – 14 gols
- 9º Lugar: Di Stéfano e Drogba – 12 gols
- 10º Lugar: Gerd Müller – 10 gols