Foto: Divulgação/Athletico
Após a demissão do técnico Fabio Carille e contratação de Felipão, o Athletico-PR voltou a reencontrar seu futebol. Com o fim das 19 rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro, o Furacão terminou o primeiro turno ocupando a 5ª posição com 31 pontos. A façanha só foi possível graças às nove vitórias, quatro empates e seis derrotas. Ademais, acompanhe os destaques e números atingidos pelo rubro-negro na Série A.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COMO MANDANTE
Detentor do 7º melhor mando de campo do Brasileirão, o Athletico-PR conseguiu fazer o dever de casa. Dessa forma, nos nove jogos realizados com a Arena da Baixada repleta de seus adeptos, o Furacão atingiu a marca de 66,66% de aproveitamento. Nesse ínterim, foram acumuladas cinco vitórias, três empates e uma derrota. Mostrando ainda que jogar com a arquibancada dando suporte em maior número pode fazer total diferença, o rubro-negro marcou 15 gols e sofreu apenas oito tentos.
Por outro lado, em relação aos atos indisciplinares, o time comandado por Felipão cometeu 135 faltas, das quais 28 resultaram em cartão amarelo e uma expulsão.
COMO VISITANTE
Assim como ocorreu dentro de casa, fora dela o Athletico-PR também assumiu o posto de 7º melhor visitante. Em resumo, dos 10 confrontos realizados fora do Paraná, o rubro-negro conquistou 43,33% dos pontos disputados. Assim, foram quatro vitórias, um empate e cinco derrotas. Além disso, o Furacão marcou nove gols, sofreu 12 tentos, cometeu 128 faltas e recebeu 23 cartões amarelos.
ARTILHEIROS
Detentor do 5º melhor ataque da competição, ao lado do Atlético-MG, com 27 gols marcados, o Furacão mostrou que de bola no fundo das redes entende. No entanto, David Terans assumiu com maestria a artilharia do Athletico-PR com sete tentos marcados, além de ocupar a 5ª colocação geral. Ademais, veja os goleadores do rubro-negro até aqui:
- 1º Lugar: David Terans – 7 gols
- 2º Lugar: Vítor Roque, Pablo e Vítor Bueno – 2 gols
- 3º Lugar: Matheus Felipe, Abner, Khellven, Erick, Orejuela, Rômulo José, Hugo Moura, Léo Cittadini, Augustín Canobbio e Tomás Cuello – 1 gol
É válido destacar que um dos gols anotados em favor do Furacão foi marcado por um adversário. Dessa forma, no empate em 2 a 2 contra o Santos, Léo Baptistão acabou empurrando a bola para o próprio arco.
GARÇONS DO FURACÃO
Líder em participações a gols no Athletico-PR, David Terans, dentro das quatro linhas, explica o motivo de ser um dos principais jogadores do plantel de Felipão. Além de artilheiro, o meia-atacante se tornou o maior garçom do Furacão, ao lado de Cuello, nas 19 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Veja o ranking abaixo:
- David Terans – 2 assistências
- Tomás Cuello – 2 assistências
- Vítor Roque – 1 assistência
- Vítor Bueno – 1 assistência
- Pedro Rocha – 1 assistência
- Pablo – 1 assistência
- Léo Cittadini – 1 assistência
- Rômulo – 1 assistência
- Fernandinho – 1 assistência
- Khellven – 1 assistência
RESUMO DO PRIMEIRO TURNO
- 5º colocado – 31 pontos conquistados
- 09 vitórias
- 04 empates
- 06 derrotas
- 7º melhor mandante – 66,66% de aproveitamento
- 7º melhor visitante – 43,33% de aproveitamento
- 5º melhor ataque – 27 gols marcados
- 6ª melhor defesa – 20 gols sofridos
- 263 faltas cometidas
- 51 cartões amarelos recebidos
- 01 expulsão
PRÓXIMO JOGO
Na busca pelo título da principal competição nacional, o rubro-negro terá pela frente um adversário de peso. Sobretudo, no próximo domingo (31), o Athletico-MG enfrenta o São Paulo, 10º colocado com 26 pontos. A partida em questão, válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizada na Arena da Baixada, às 16h (Horário de Brasília).