Foto: Fabio Wosniak/Athletico
Anunciado como novo comandante do Athletico-PR no dia 04 de maio, Felipão chegou ao clube com fortes expectativas de mudança. Nesse ínterim, o técnico não somente virou a chave do plantel, como conquistou classificações para o mata-mata em duas competições, além de colocar o Furacão no G-6 do Campeonato Brasileiro.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
Luiz Felipe Scolari chegou em solo paraense para substituir Fábio Carille, demitido após 21 dias de trabalho. Por conseguinte, em 30 dias sob a direção do Athletico-PR, o treinador atingiu o índice de 83% de aproveitamento. Em resumo, em seis duelos executados, o Furacão saiu de campo com os três pontos cinco vezes, enquanto foi derrotado em um duelo.
DESEMPENHOS
Com as expectativas em alta, a estreia de Felipão não poderia ter sido diferente senão com o pé direito. A princípio, no dia 10 de maio, diante do Tocantinópolis, pela Copa do Brasil, o Athletico-PR passeou na Arena da Baixada. Sobretudo, com dois gols de Pablo e um de Hugo e Khellven, o rubro-negro venceu por 4 a 0. Em continuidade, devido ao placar agregado de 9 a 2, o Furacão garantiu passagem às oitavas de final da competição.
Por outro lado, em seu primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro a sorte não esteve a favor de Felipão. Em suma, no Estádio Raulino de Oliveira, o Fluminense triunfou por 2 a 1 em cima do rubro-negro. Apesar do tropeço fora de casa, o plantel curitibano se reergueu na competição nacional e emendou duas vitórias seguidas. Diante do Avaí, como mandante, o Furacão venceu por 2 a 1, enquanto derrotou o Cuiabá, fora de casa, por 1 a 0.
Pela Conmebol Libertadores, Felipão fez mais que o esperado. A princípio, Scolari assumiu o clube com a equipe figurando a lanterna do Grupo B. Todavia, a situação foi revertida após conseguir a classificação do Furacão em segundo lugar do agrupamento às oitavas de final. Assim, contra o Libertad, o rubro-negro venceu por 2 a 0 na Arena da Baixada. Ademais, diante do Caracas, também em casa, os paranaenses golearam os venezuelanos por 5 a 1.
NÚMEROS ATINGIDOS
Em síntese, nos seis jogos disputados, Felipão conquistou quatro vitórias como mandante, uma como visitante e foi derrotado uma única vez fora de casa. Como consequência das atuações, o Furacão anotou 15 gols nas redes adversárias e sofreu apenas quatro tentos. De quebra, faturou as classificações às oitavas de final da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores, além de assumir a 6ª posição do Brasileirão. Por fim, o Athletico-PR, sob o comando de Scolari, detém 100% de aproveitamento jogando na Arena da Baixada e 83% de aproveitamento nos confrontos gerais.
PRÓXIMO JOGO
Neste sábado (04), o Athletico-PR enfrentará o Santos pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo em questão séria disputado na Arena da Baixada, às 19h (Horário de Brasília). Enquanto o Furacão ocupa a 6ª colocação com 12 pontos, o Peixe aparece figurando a 9ª colocação com onze.