Foto: Divulgação/Fluminense
O América Mineiro conquistou uma classificação história ao bater Guaraní-PAR e Barcelona-EQU avançando à fase de grupos da Libertadores. Com isso, o Brasil já soma oito representantes garantidos na competição, podendo chegar a nove, com o Fluminense.
O Tricolor das Laranjeiras entra em campo na noite dessa quarta-feira, às 21h30, no Estádio Defensores del Chaco, diante do Olímpia, para confirmar a classificação para a fase de grupos da Glória Eterna. A vantagem é importante, já que venceu o jogo de ida por 3 a 1, com gols de Cano, duas vezes, e Luiz Henrique.
De 14 jogos disputados já ao longo da atual temporada, o Fluminense perdeu somente a primeira partida e desde então vinha numa sequência de 12 vitórias consecutivas, até o empate no último fim de semana com o Boavista. De qualquer forma, a tendência é deixe o Paraguai com a classificação em mãos.
Na Libertadores de 2022, o atual bicampeão, Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, América Mineiro e Athletico Paranaense, campeão da Sul-Americana, já estão confirmados na fase de grupos.
Dessa forma, o número de participantes já é o bastante para igualar o recorde do Brasil com representantes na Libertadores de 2017. Na ocasião, estiveram presentes: Botafogo, Santos, Athletico-PR, Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Chapecoense e Grêmio.
Portanto, o Brasil espera contar com o Fluminense para atingir o expressivo número de representantes na principal competição do continente. Nas últimas três edições, todos os campeões foram brasileiros (Flamengo 2019 e Palmeiras 2020 e 2021).
Já na última temporada, por pouco não houve uma semifinal com quatro brasileiros. Bastava o Fluminense avançar pelo Barcelona-EQU e então formaria duelo com o rival Flamengo, tendo do outro lado da chave Atlético Mineiro e Palmeiras.