Foto: Divulgação/Atlético-MG
O clássico interestadual entre Atlético Mineiro e Flamengo é um ótimo tema para iniciar textos opinativos no Joga10 News. Dois dos melhores e principais times do cenário atual no futebol brasileiro se enfrentam nesse domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, valendo o simbólico título da Supercopa do Brasil. Mas, afinal, tem um favorito para esse duelo?
Ninguém discute a qualidade técnica e capacidade dos principais nomes de Atlético Mineiro e Flamengo. Mas, sim, neste momento há uma vantagem entre as duas equipes e por um detalhe simples, apesar do motivo ser semelhante: troca de técnicos.
O Galo teve a saída de Cuca como inesperada e até “demorou” para se acertar com o técnico Antonio Mohamed. No entanto, o argentino simplesmente não optou em fazer mudanças “drásticas” na equipe, pelo contrário, deu continuidade na ideia implementada pelo seu antecessor.
Foi necessário fazer algumas mudanças por necessidades, como por exemplo, ingressar Godín na equipe titular, já que Junior Alonso foi negociado para o futebol russo. Além disso, Nacho está mais presente com a saída de Diego Costa, uma vez que essa era a grande dúvida de Cuca.
Portanto, a base do time campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil está mantida: Everson, Mariano, Nathan, Arana, Jair, Allan, Nacho, Zaracho, Keno e Hulk. Por outro lado, o Flamengo tenta encontrar um time definitivo com Paulo Sousa.
>Equilibrado! Atlético-MG e Flamengo não empatam uma partida desde 2017; veja o retrospecto
Foto: Divulgação/Atlético-MG
O treinador português acertou com o Rubro-negro nos últimos dias de janeiro e desde então vem fazendo mudanças e testes até táticos na equipe para definir os 11 ideais. Detalhe é que Diego Alves e Bruno Henrique, por exemplo, ficaram à disposição somente contra o Madureira, na última quarta-feira.
Outros nomes como Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luís, Thiago Maia, por motivos diferentes, também foram pouco aproveitados nesse início de temporada e com isso fica até complicado cravar quais serão os titulares na decisão da Supercopa.
Paulo Sousa realiza mudanças táticas a cada jogo, assim quanto aos atletas exercendo funções diferentes do que vinham atuando, como o caso específico de Everton Ribeiro, além de rodízios nas escalações, é quase que uma reformulação no elenco.
Foto: Alexandre Vidal/CRF
Por todos esses detalhes, hoje o Atlético Mineiro é mais time. Mohamed apenas deu sequência ao trabalho de Cuca, além de ter boa parte de seus jogadores nos melhores momentos de suas carreiras, além da questão física, com ampla vantagem sobre os jogadores do Flamengo neste momento.
Tudo isso sem levar em conta o detalhe maior: Galo é o atual campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, simbolicamente o vencedor da Supercopa do Brasil, ao conquistar os principais títulos do futebol brasileiro no mesmo ano.
Por exemplo, Paulo Sousa não veio ao Flamengo para manter o que esta feito por Renato Gaúcho, pelo contrário, e por isso a preparação é mais complicada. Além do tempo curto de avaliações, sem contar com boa parte dos jogadores por questões físicas ou lesões.
No entanto, a qualidade do elenco do Flamengo não é de se colocar em dúvida neste momento, e uma vitória rubro-negra, por conta disso, não seria nenhuma surpresa – inclusive, é o atual bicampeão do torneio.