Foto: Divulgação / Santos Fc
Analogamente, depois da derrota de virada para o Fluminense pela 5ª rodada do Campeonato Carioca, os bastidores do Botafogo ferveram. Após o duelo, em nota oficial, o Glorioso divulgou mudança incisiva no departamento de futebol da equipe. Sobretudo, o antigo Diretor Executivo de Futebol, Eduardo Freeland, retornará às atividades sob o comando das categorias de base do time alvinegro. Por outro lado, André Mazzuco, foi anunciado como novo diretor. Em contrapartida, correm pelos corredores do Nilton Santos que Enderson Moreira está próximo de deixar o comando técnico do Fogão.
Aderindo as funções como detentor de 90% da SAF do Botafogo, John Textor começou a movimentar as peças. Em síntese, uma das primeiras investidas foi trazer André Mazzuto para ocupar o cargo de diretor de futebol. O executivo tem passagens por Santos, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, Paraná, Paysandu e Red Bull Brasil. Nesse ínterim, Alessandro Brito, que estava no Atlético-MG, chega para somar como Head Scouting, Inteligência e Análise.
Por outro lado, Eduardo Freeland, ex-diretor de futebol, aceitou a proposta de Textor para retornar às categorias de base do Botafogo. O intuito do empresário é fazer de Freeland o responsável por trazer ao Brasil o modelo de formação de jogadores do futebol inglês. Entretanto, nem todos estão tendo novas oportunidades, como é o caso de Enderson Moreira. O atual técnico do Glorioso terá sua permanência ou não no clube anunciada nos próximos dias, mas sua continuidade na comissão técnica é dada como muito difícil.