Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP/Getty Images via OneFootball
Após o fim da Data Fifa, o futebol europeu já planeja seu retorno aos campos, já que a Liga Portugal será a primeira competição da elite do Velho Continente a retomar seus jogos. A princípio, três jogos abrem a 27ª rodada, nesta sexta-feira (29), a partir de 12h30.
Diferente do Paulistão, por exemplo, os times europeus tiveram mais tempo para se preparar para o retorno do futebol. Assim, a presença de Sporting e Benfica, que jogarão neste primeiro dia. Em meio à briga pela liderança, os Leões estão apenas a 1 ponto à frente dos Encarnados. Mesmo que não seja uma disputa direta, os times estarão diretamente interessados nos resultados de seus adversários.
A força de ambos é de um protagonismo inquestionável, sobretudo dentro das Abas Premiadas do Rei do Pitaco. Como parte do nosso interesse, as premiações deste campeonato acumulam mais de 10 mil reais.
Os compromissos desta sexta-feira de jogos da Liga Portugal, enfim, que abrem a 27ª rodada, são estes:
- Gil Vicente x Famalicão (12h30)
- Benfica x Chaves (15h)
- Estrela Amadora x Sporting (17h30)
Por que Sporting e Benfica são importantes na Liga Portugal?
Os líderes da Liga Portugal, o Sporting, estão frente ao retorno da temporada de clubes, frente ao 18º colocado da liga, o Estrela Amadora. A equipe luta pela primeira posição, mas, por conta do calendário, tem 1 jogo a mais que seu rival direto. Contudo, além de superior tecnicamente, vive um momento bastante favorável. Em seus 10 últimos jogos pelo Campeonato Português, foram 9 vitórias e 1 empate. Parece bastante natural que o favoritismo esteja com os visitantes.
Por sua vez, o Benfica busca uma importante vitória para o objetivo que traçou nesta reta final de Liga Portugal: assumir a liderança. Com 1 jogo a menos, vencer a partida contra o Chaves, lanterna da elite portuguesa, mantém o time colocado ao Sporting. A equipe, acima de tudo, estará no Estádio da Luz, sua casa. As estatísticas, dentro de casa, mostram 8 vitórias e 2 empates.
Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP/Getty Images via OneFootball
Nomes e formação no Rei do Pitaco
Pensando nas oportunidades da rodada da Liga Portugal, o Benfica enfrentará o terceiro pior ataque da competição lusitana. O Chaves marcou apenas 25 gols. O Sporting, por outro lado, mostrou que seu sistema defensivo está vulnerável. Fica evidente, portanto, que os Encarnados têm a preferência do sistema defensivo do Rei do Pitaco. Enfim, os indicados são:
- Trubin (goleiro)
- Otamendi (zagueiro)
- Tomás Araújo (zagueiro)
- Aursnes (lateral)
- Nuno Santos (lateral)
Há, sem dúvida, uma ausência bastante sentida no meio-campo do Sporting, visto que Pedro Gonçalves não deve jogar. O português não deve ser titular, portanto, foque em outros nomes. Nesse sentido, Morten Hjulmand (3G e 4A) e H. Morita (2G e 4A) entram nessa escalação do Rei do Pitaco. Fechar o setor com João Mário (9G e 3A), enfim, parece natural.
O setor mais recheado, de fato, é o ataque do Rei do Pitaco. Neste ponto da escalação, graças aos nomes disponíveis, indicamos uma dupla de cada equipe. Assim, os nomes são:
- Viktor Gyokeres (36G e 13A)
- Paulinho (16G e 5A)
- Rafa Silva (18G e 14A)
- A. Di Maria (15G e 9A)
Fica, enfim, dito que o mercado da Liga Portugal fecha 12h29.