Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Depois de demitir o técnico Zé Ricardo no último fim de semana, o Cruzeiro segue na busca por um treinador ainda na reta final do Campeonato Brasileiro. O clube corre sério risco de um novo rebaixamento.
Até por isso, o nome de Vanderlei Luxemburgo é o mais cotado para assumir o clube, devido a sua experiência. No entanto, o entrave do momento é o tempo de contrato.
O Cruzeiro tem mais seis jogos a disputar até o fim do Brasileirão, onde terá conhecimento se permanece ou se será rebaixado. A diretoria ainda não definiu se a eventual contratação de Luxemburgo seria boa visando a temporada de 2024.
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Aos 71 anos, Luxa esteve no Corinthians até algumas semanas atrás. Foram 38 jogos disputados à frente do Timão, onde obteve apenas 14 vitórias. Ele foi demitido antes do jogo de volta da semifinal da Sul-Americana, quando Mano Menezes estreou com derrota.
Antes disso, o último trabalho de Vanderlei Luxemburgo havia sido justamente no Cruzeiro, em 2021, quando a equipe ainda busca o acesso na Série B, naquele ano não foi possível. Em 23 jogos, o Cabuloso conseguiu oito vitórias com Luxa naquele ano.
O Cruzeiro é o 17º colocado, com 37 pontos em 32 jogos. No entanto, tem dois jogos a cumprir, contra Fortaleza e Vasco. O Bahia, que tem 38 pontos e está em 16º lugar, por exemplo, já disputou as 34 rodadas.
A reta final do Cabuloso tem Fortaleza, no Castelão, Vasco, em casa, Goiás fora, Athletico-PR em Belo Horizonte, Botafogo no Nilton Santos, e encerra o Brasileirão diante do Palmeiras em Minas.
São dois confrontos diretos contra time que estão na briga contra o rebaixamento (Vasco e Goiás) e outros dois com Botafogo e Palmeiras, que brigam pelo título, além de outros dois jogos com equipes que estão no meio da tabela.