Luis Suárez chega em baixa ao Grêmio? Veja números do centroavante uruguaio nos últimos anos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Lucas Uebel-Grêmio

Um dos maiores nomes do futebol mundial na última década, aos 35 anos, Luis Suárez vai jogar por duas temporadas no Grêmio. Mas o que leva um jogador desse nível vir atuar no Brasil, estaria o uruguaio em baixa na carreira?

Suárez é sinônimo de bola na rede. O centroavante é simplesmente o quinto maior artilheiro em atividade, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, Messi, Lewandowski e Ibrahimovic. Esse é o tamanho do ‘El Pistolero’.

É fato que sua triste saída do Barcelona marcou um momento de declínio na carreira, embora não estivesse tão distante, ao descer um degrau na LaLiga, vestindo a camisa do Atlético de Madrid. Mas não se pode negar que ele entregou o que se esperava: gols.

Pelo Atléti disputou 83 jogos e marcou 34 gols, sendo 21 deles em sua primeira temporada, justamente na qual foi o principal nome da campanha do título do Campeonato Espanhol, superando Real e Barça. Já no ano seguinte não manteve o mesmo rendimento e passou a ser reserva, o que fez com que não tivesse o contrato renovado por mais uma temporada.



Sem grandes opções de mercado, Suárez optou por retornar ao seu clube do coração como uma espécie de preparação para a Copa do Mundo no Catar, o que pode ter sido a última de sua carreira. E deixou o clube uruguaio com uma média de gol a cada dois jogos (foram oito em 16 jogos), além do título do Clausura, na partida de despedida.

Percebe-se que desde a saída de Suárez do Barcelona ele seguiu sendo decisivo, pelo Atlético de Madrid e pelo Nacional, sendo campeão. E é isso que o Grêmio espera, além do retorno financeira com martketing, venda de camisas, número de sócios e outros fatores que tornaram possível a contratação do centroavante uruguaio – que antes poderia ser tido a de Cavani, lembram?

Desde de 2020, na reta final de sua saída do Barcelona, somando passagens por Atlético de Madrid e Nacional, além da Seleção Uruguaia, Luis Suárez soma 59 gols e 12 assistências em 138 partidas, sendo 106 delas como titular.

Em média, precisou de 132 minutos para participar de gol, o que torna a cada dois jogos, num período em que realizou 102 passes decisivos e teve 54% de conversão de chances, pouco mais da metade.



Tais números mais recentes, de forma geral, não são “anormais” para um jogador diferente como foi e continua sendo Luis Suárez, mas é compreensível pelo avanço na idade (o que é natural), além do nível de times e companheiros que foi regredindo desde então.

O que não deixa de ser uma baita contratação do Grêmio. E que pode dar muito certo. Integrante do trio M-S-N (Messi, Suárez e Neymar), quinto maior artilheiro em atividade do futebol, com mais de 500 gols na carreira, jogador com status mundial… Suárez é um baita reforço para o Tricolor gaúcho e ao futebol brasileiro.

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times