Foto: Lucas Figueiredo / CBF
A CBF confirmou de forma oficial a alteração da janela de transferências internacionais e nacionais. A entidade que organiza o futebol nacional seguiu determinação da FIFA. Dessa forma, somente para os clubes da Série A e B do Brasileirão haverá duas janelas ao longo do ano.
As divisões tem calendário fixo e por isso a implantação de um período para contratações foi necessária. A data do primeiro semestre estava programada para acontece entre 1º de fevereiro e 25 de abril.
“A gente fez um pleito à Fifa porque a lista de inscrição provisória para o Mundial é até 3 de janeiro. Então, a gente falou que teria que ter uma exceção porque quatro clubes não poderiam inscrever jogadores novos e três poderiam. Fizemos uma reunião com eles, a Fifa liberou que eles inscrevam até dia 24, porque a janela abre dia 19”, disse Reynaldo Buzzoni, diretor de registros da CBF.
Assim, as janelas foram definidas da seguinte forma: de 19 de janeiro a 12 de abril e de 28 de julho a 15 de agosto. A previsão é de que ela seja estendida aos demais clubes de outras divisões a partir de 2023.