Por possível escalação irregular, Sport pode perder pontos e se tornar o lanterna do Brasileirão; entenda o caso

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Foto: Anderson Stevens / Sport

Por ter escalado o zagueiro Pedro Henrique de forma irregular no Campeonato Brasileiro, o Sport pode perder todos os pontos já conquistados na atual edição da competição. Isso porque o jogador teria disputado cinco jogos pelo Internacional, além de ter sofrido dois cartões amarelos no banco de reservas, o que seria considerado participação na partida.

Sendo assim, pelo artigo 43 do Regulamento Geral de Competições, o jogador participou oficialmente de sete partidas, número mínimo exigido para que um atleta não possa defender outro clube em uma mesma edição do Brasileirão. No entanto, Pedro Henrique já disputou quatro jogos pelo Sport justamente na competição.

“A gente tomou conhecimento dessa informação. Tão logo acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro para saber, porque há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto a penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa”, disse em entrevista coletiva o presidente do clube, Leonardo Lopes.

Pedro Henrique em ação com a camisa do Sport diante do Fortaleza(Rafael Vieira/Agif/Gazeta Press)

Foto: Reprodução

Pelo artigo 214 Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), uma equipe que utilizar de forma irregular um atleta para uma partida pode sofrer punição da perda dos pontos conquistados na partida, além de mais três pontos. Pode-se somar ainda uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil por jogo. 

O artigo deixa claro, ainda, que não é necessário o atleta entrar em campo para que a punição possa ser aplicada. Somente o ato de relacionar o jogador já caracteriza a infração. Então, além de ter disputado quatro jogos e ficado uma vez no banco, o Sport pode perder três pontos para cada jogo que foi relacionado, somando então 15 pontos.

Vale ressaltar que os resultados em campo será mantido para as equipes que enfrentaram o Sport nesse período – Fortaleza, Atlético-MG, São Paulo, todos venceram suas respectivas partidas, enquanto Chapecoense e Athletico-PR ficaram no empate sem gols.

Atualmente o Sport aparece na 19ª colocação, com 17 pontos, sete à frente da Chapecoense. Caso venha a confirmar a perda de pelo menos 15 pontos, a equipe se isolaria na lanterna da competição, com apenas dois ao todo, o que confirmaria o rebaixamento do clube.

Tudo sobre Cartola FC e Rei do Pitaco na palma da sua mão, basta clicar e vir fazer parte com os melhores!

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times