Na história: Confira algumas estatísticas e curiosidades sobre a Copa do Brasil

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Foto: CBF


Umas das competições mais importantes do futebol brasileiro, a Copa do Brasil é disputada em sistema mata-mata, com 91 equipes na primeira fase. Pelo seu grande investimento, derrotar o adversário e seguir em frente significa um grande alívio nos cofres dos clubes, especialmente para os de pouca estrutura.

Para o torcedor, a Copa do Brasil é sinônimo de emoção do início ao fim, visto que pode ser decidida nos detalhes e, em muitas ocasiões, depois de uma disputa de pênaltis. Para relembrar, separamos alguns números e dados sobre esta competição. Confira:

ESTATÍSTICAS


Somando todas as 32 edições realizadas até então, já foram disputadas 3.351 partidas e as redes já balançaram 9.087 vezes, com uma boa média de 2.71 gols por jogo. Ao todo, 351 clubes já participaram da Copa do Brasil, mas somente 16 equipes levaram os troféus.

MAIORES CAMPEÕES

Foto: Reprodução/Twitter


Dentre os clubes que mais conquistaram o título, em primeiro lugar aparece o Cruzeiro, com 6 taças, sendo a mais recente em 2018. O Grêmio, 5 vezes campeão, aparece na segunda posição, seguido por Flamengo, Corinthians e Palmeiras, cada um com 3 títulos ganhos.

MAIS GOLS EM UMA ÚNICA EDIÇÃO

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press


Atuando pelo Cruzeiro, no ano de 2005, o atacante Fred aparece na primeira posição no ranking de gols marcados em uma única edição, com 14 gols feitos. Atrás dele vem Deivid, com 13 gols marcados pelo Corinthians, no ano de 2002. Com 11 gols, Washington, na Ponte Preta de 2001, e Neymar, no Santos de 2010, dividem a terceira colocação.

MAIORES ARTILHEIROS DE TODOS OS TEMPOS

Foto: Alexandre Cassiano/O Globo


O baixinho Romário é o jogador que mais marcou pela Copa do Brasil, com 36 gols feitos em 45 jogos disputados. Na segunda colocação aparece Fred, que balançou as redes 35 vezes em 39 partidas. Viola, com 29 gols em 44 jogos, é o terceiro colocado.

MAIORES GOLEADAS


Em 1991, o Atlético-MG recebeu a equipe do Caiçara, no Independência, e aplicou uma goleada história, vencendo por 11 a 0. Até então, é o placar mais elástico da história da Copa do Brasil. No Morumbi, o São Paulo goleou o Botafogo-PB por 10 a 0, em 2001. Também por 10 a 0, o Santos bateu o Naviraiense, na Vila Belmiro, no ano de 2010.

MAIORES PÚBLICOS


No ano de 1999, o Maracanã recebeu incríveis 101.581 torcedores para o duelo entre Botafogo e Juventude, que terminou empatado em 0 a 0. O segundo maior público da competição também foi no Maracanã, em jogo entre Flamengo e Grêmio, em 1997, contando com 95.125 torcedores. No Mineirão, no ano de 2000, Cruzeiro e Corinthians jogaram diante de 85.841 torcedores, ficando na terceira posição.

PARA ESTA EDIÇÃO


Na temporada 2020, alguns clubes estão um passo a frente e podem levar vantagem na disputa do título. O Flamengo, que em 2019 deixou a Copa do Brasil nas quartas de final, sendo eliminado pelo Athletico-PR nos pênaltis, é um forte concorrente. Junto ao Rubro-Negro, Grêmio, Palmeiras e Internacional também aparecem na lista dos favoritos à conquista da taça.

Últimas notícias

Siga o Camillo Joga10!

Política de privacidade

feito por:

Times

Social

Prováveis

Times