Foto: Divulgação/ São Paulo
O São Paulo tem uma temporada positiva até aqui, no meio da tabela do Brasileirão, brigando por vaga no G4, e nas quartas de final da Copa do Brasil, onde tem vantagem e na Copa Sul-Americana, o time tem chances de títulos no mata-mata, e possibilidade de fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.
Rodando o elenco, Ceni vem utilizando praticamente todo o seu elenco na temporada, dessa maneira, todos os jogadores acabam tendo uma minutagem alta, é o caso do lateral-esquerdo Weligton, revelado pelo clube, o atleta que já teve um bom 2021, vem se destacando em 2022, ademais, ele é o lateral com mais assistências no Brasileirão.
>Receba as melhores dicas e análises do Cartola e do Rei do Pitaco: acesse e confira!
Foto: Divulgação/ São Paulo
Revelado pelo Tricolor, o lateral fez toda sua base pelo São Paulo, conhecido por ter muita intensidade, e uma ótima chegada na linha de fundo, Weligton se destacou não só como lateral, mas também podendo atuar como ala.
Na base, marcando alguns gols e dando assistências, ele sempre foi olhado com bons olhos pela comissão técnica do time principal, e no ano de 2020 ganhou suas primeiras oportunidades, onde atual em um jogo isolado do Campeonato Paulista e na última rodada do Brasileirão contra o Flamengo.
Em 2021, com a chegada de Crespo, a mudança de esquema tático para três zagueiros e os laterais sendo alas, além das lesões do titular Reinaldo, o jovem foi ganhando seu espaço com o treinador argentino.
Ademais, mesmo com Reinaldo apto para jogar, muitas vezes, o treinador escolhia o jovem para ser o titular do Tricolor, em 31 jogos na temporada passada, 21 foi como titular, e 10 saindo do banco de reservas.
Titular na Libertadores, Weligton se destacou e caiu nas graças da torcida, já que Reinaldo não estava em um bom momento. Porém com a queda de Crespo, e a chegada de Ceni, o experiente foi reconquistando o bom futebol e o espaço no time tiular.
O jovem terminou a temporada com oito assistências e um gol marcado.
Foto: Divulgação/ São Paulo
Deixando claro a rodagem do elenco desde começo de 2022, Ceni no início do Paulistão fez muitos testes, e tanto Reinaldo como Welington fizeram boas partidas, deixando a posição segura.
Dono da posição, Reinaldo vem sofrendo com lesões por toda temporada, desfalcando a equipe em muitas oportunidades, tanto que tem 33 partidas, contra 30 do jovem de 21 anos. Durante o ano, por conta dos problemas no elenco, o treinador vem alternando o esquema com dois ou três zagueiros, e quando o São Paulo joga com cinco defensores, o camisa 34 fica com muita liberdade para chegar ao campo ofensivo, sua principal qualidade.
Tendo liberdade, Weligton vem se destacando entre os laterais do Brasileirão, além de ser o maior garçom entre os jogadores da posição, ele soma diversas chances criadas, e ótimos números no sistema defensivo.
Weligton no Brasileirão 2022:
- 17 jogos (09 como titular)
- 04 assistências
- 26 passes decisivos
- 23 cruzamentos certos (30%)
- 45 bolas recuperadas
- 20 desarmes
- Nenhum erro defensivo grave
- Lateral com mais assistências