Foto: Ivan Storti/Santos FC
No último domingo (24), o técnico Fabián Bustos completou dez jogos comandando a equipe do Santos. Em resumo, a marca foi atingida com vitória diante do América-MG por 3 a 0, na Vila Belmiro. Sobretudo, apesar do triunfo, a vida do treinador não vem sendo tão glamorosa assim. Em resumo foram cinco partidas vencidas, dois empates e três derrotas.
Quer receber as melhores dicas e análises do Cartola FC e do Rei do Pitaco? Acesse e confira!
COPA DO BRASIL
Logo em sua estreia no comando do Santos, Fabián Bustos por pouco não passou vexame. Em síntese, diante do Fluminense, do Piauí, pela Copa do Brasil, o Peixe terminou o embate empatado em 1 a 0. Contudo, nas cobranças de pênalti, o alvinegro se saiu melhor. Sobretudo, o plantel paulista carimbou passagem para a próxima fase após converter as cinco cobranças, contra quatro dos adversários.
Já na segunda fase da competição, Fabián Bustos encontrou o Coritiba pela Copa do Brasil e não teve tanta sorte. Nesse ínterim, o jogo da ida foi realizado no Couto Pereira, os donos da casa levaram a melhor. Dessa forma, com gol de Alef Manda, o Coxa derrotou o Peixe por 1 a 0.
CAMPEONATO PAULISTA
Pelo Campeonato Paulista, Fabián Bustos não pôde fazer muito com as vestes alvinegras. Em síntese, o argentino somente comandou a equipe da Vila Belmiro em três confrontos, dos quais foram resumidos em um empate, uma vitórias e uma derrota. Nesse ínterim, o Santos acabou cedendo à superioridade do Palmeiras e foi derrotado por 1 a 0 no Allianz Parque.
Posteriormente, o Peixe enfrentou o Ferroviária no Estádio da Fonte Luminosa e apesar dos esforços, somente conseguiu arrancar um empate. Assim, a partida foi encerrada em 3 a 3. Já na última rodada do estadual, o alvinegro enfrentou o Água Santa, na Vila Belmiro e conseguiu o primeiro triunfo dentro de casa sob a direção de Fabián Bustos. Assim, com um placar de 3 a 2, o Peixe acabou terminando a primeira fase do Paulistão na 3ª colocação do Grupo D, com 14 pontos.
SUL-AMERICANA
Com 50% de aproveitamento na Copa Sul-Americana, o Santos ocupa, no momento, a segunda posição do Grupo C, com três pontos adquiridos. A princípio, no primeiro duelo da competição continental, o alvinegro viajou para a Argentina. Na ocasião, o Banfield derrotou a equipe brasileira com o placar mínimo de 1 a 0.
Posteriormente, no segundo duelo da fase de grupos, o Santos recebeu o Universidad Católica, do Chile. Em suma, os torcedores que estavam na Vila Belmiro viram os donos da casa vencerem o adversário por 3 a 2. Dessa forma, com 50% de aproveitamento, o plantel de Fabián Bustos fica atrás somente do líder do grupo, o Unión la Calera, que possui uma vitória e um empate.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Depois de não conseguir se classificar para a fase do mata-mata do Paulistão, o Santos passou a ser visto de forma desacreditada para o Campeonato Brasileiro. Entretanto, após vencer dois jogos e empatar um duelo, o time da Vila Belmiro ocupa, hoje, a liderança da competição. Em resumo, na estreia, o Maracanã recebeu Fluminense e o alvinegro, mas o placar não saiu do 0 a 0.
Por conseguinte, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos, como mandante, duelou contra o Coritiba. Na ocasião, Léo Baptistão e Henrique marcaram para os donos da casa, enquanto Léo Gamalho diminuiu a diferença. Contudo, apesar dos esforços, o Coxa não conseguiu inverter o placar e o Peixe conheceu sua primeira vitória na competição.
Ademais, no último domingo (24), novamente na Vila Belmiro, o Santos venceu o América-MG. Entretanto, ao contrário dos confrontos anteriores, o embate em questão foi dominado do início ao fim pelo plantel de Fabián Bustos. Sobretudo, com um gol de Marcos Leonardo e dois de Vinicius Zanocelo, o alvinegro derrotou o Coelho por 3 a 0.
DADOS RESUMIDOS
- Copa do Brasil: Dois jogos (uma derrota e uma vitória) – seis gols marcados (contanto as cobranças de pênalti contra o Fluminense-PI) e cinco sofridos (contabilizando as penalidades).
- Sul-Americana: Dois jogos (uma derrota e uma vitória) – três gols sofridos e três marcados
- Campeonato Brasileiro: Três jogos (um empate e duas vitórias) – cinco gols marcados e um sofrido.