Foto: Marco Luzzani/Getty Images via OneFootball
Sem pausar para os feriados do final de ano, assim como a Premier League, o Campeonato Italiano abrirá a 18ª rodada a poucos dias da chegada de 2024. Nesta sexta-feira (29), portanto, a primeira tarde da rodada em questão, além de chegar ao Rei do Pitaco com 22 mil reais, trará algumas das equipes mais movimentadas da atual temporada, caso da Inter de Milão e Napoli.
Por motivos distintos, seja pela disputa da liderança da Inter, assim como a queda de um Napoli recém-campeão italiano, as equipes estão confirmadas no Mercado do Rei.
Foram confirmadas quatro partidas, começando a partir das 14h30. Mesmo que os times pareçam estabelecidos, a análise inclui a Fiorentina, um dos times que briga pelo G4. O nível da rodada de sexta-feira parece, através das equipes disponibilizadas, promete boas alternativas de escalação.
Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images via OneFootball
Análise da rodada da Série A e os times
Com quatro jogos confirmados pelo Rei do Pitaco, o calendário da Série A tem diferença nos horários. Contudo, antes da análise, confira as características da rodada:
- Napoli x Monza (14h30)
- Fiorentina x Torino (14h30)
- Genoa x Inter de Milão (16h45)
- Lazio x Frosinone (16h45)
Longe de seus domínios, a Inter de Milão mostra uma importante estatística, que enriquece a temporada da equipe italiana. Enfim, desde a final da Champions League, a Inter é esta invicta. Ou seja, são 13 jogos de invencibilidade, incluindo amistosos de pré-temporada, Campeonato Italiano e a nova temporada da Champions. O time de Inzagui, portanto, não perdeu fora de casa na temporada.
Depois de conquistar a Itália, 32 anos após o último título, o Napoli vive uma temporada de ressaca. Sem conseguir repetir os bons resultados, muito por conta da saída do técnico campeão, Luciano Spalletti, os altos e baixos da equipe resultaram em uma campanha de meio de tabela. O Napoli é, neste momento, o 7º colocado do Campeonato Italiano. Contra o Monza, dentro de casa, todavia, a chance é de voltar a vencer.
A Fiorentina, mesmo que não tenha a mesma visibilidade dos outros, pode ser tão importante quanto as outras dentro do Rei do Pitaco. A Viola, que tenta entrar no G4, um dos melhores ataques da liga, com 26 gols marcados em 17 jogos. Contra o Torino, a partida promete ser um teste, já que envolve duas equipes da primeira metade da tabela, que carregam uma invencibilidade recente.
Preferências e indicações dentro do Rei do Pitaco
Primeiro de tudo, é necessário apontar a capacidade defensiva da Inter de Milão, dona do melhor sistema defensivo desta temporada (7 gols sofridos). A princípio, a indicação é: fechar a zaga da Inter. É possível, todavia, mesclar com jogadores de destaque, como é o caso de Giovanni Di Lorenzo (1 gol e 4 assistências).
O quarteto escolhido para o meio-campo, reunindo jogadores que conseguem participar constantemente da criação ofensiva, tem os times favoritos. Ou seja, Inter, Napoli, Fiorentina e Lazio. Enfim, veja os nomes e suas estatísticas:
- Hakan Çalhanoglu (7 gols e 3 assistências)
- Mattia Zaccagni (3 gols)
- Piotr Zieliński (2 gols e 2 assistências)
- Giacomo Bonaventura (6 gols e 2 assistências)
A ausência de Lautaro Martínez, artilheiro do Campeonato Italiano, confirmada pelos Prováveis, sem dúvida, será o destaque negativo. Sem o argentino, Marcus Thuram entra em seu lugar. O francês tem 7 gols marcados e se qualifica.
Fechar este setor com Khvicha Kvaratskhelia (5 gols e 3 assistências) e Duván Zapata (4 gols e 1 assistência), enfim, faz sentido dentro deste último ponto do Rei do Pitaco.
Fica o aviso, contudo, que a rodada inicia ainda no início da tarde da sexta-feira, às 14h29.