Foto: Marty Melville/AFP/Getty Images via OneFootball
Marcando a abertura das últimas disputas da Copa do Mundo Feminina, o primeiro confronto das semifinais chegou ao Rei do Pitaco, com Espanha e Suécia, iluminando a madrugada da terça-feira (15), com mais de 10 mil reais em prêmios. Conhecida dos pitaqueiros e fãs do Brasileirão, a partida terá o apito de Edna Alves, árbitra FIFA e da Confederação Paulista de Futebol.
Antes da jornada começar, a Espanha era uma das seleções europeias que ainda precisava provar de sua força, visto que não têm títulos. Mesmo com a derrota para o Japão, na rodada final da fase de grupos, a caminhada e o objetivo não mudaram, já que a equipe alcançou as semifinais pela primeira vez em sua história.
Junto da seleção inglesa, a Suécia é somente a segunda equipe ainda invicta nesta edição da Copa do Mundo. Sem dúvida, o retrospecto de vitórias e empate joga a favor do time que ainda busca a conquista inédita neste Mundial de 2023.
A primeira partida das semifinais, portanto, ficou marcada para às 5h, na madrugada desta terça, no Estádio Eden Park. Isso significa que, antes de tudo, o pitaqueiro deve prestar atenção ao fechamento do mercado no Rei do Pitaco. Deixar suas escalações prontas é uma solução, mas existe a chance de alteração na linha titular, seja da Espanha ou da Suécia.
Foto: Buda Mendes/Getty Images via OneFootball
Principais estatísticas de Espanha e Suécia
Após alcançar os estágios finais da Copa do Mundo, permaneceram na disputa apenas as principais equipes do torneio. Talvez a trajetória tenha rendido surpresas, mas Espanha e Suécia são, sem dúvida, fortes candidatas à conquista.
A começar com as mandantes desta semifinal, a Espanha tem um dos melhores ataques da Copa do Mundo Feminina, com 15 gols marcados. A principal alternativa das espanholas é, sem dúvida, Alba Redondo, que já marcou 3 gols e deu 1 assistência. As estatísticas completas da Espanha, todavia, mostram: 4 vitórias e 1 derrota.
Por outro lado, a Suécia tem, ao lado da Inglaterra, a melhor campanha do Mundial, com 4 vitórias e, enfim, 1 empate. Apesar de estar invicta, a seleção tem números ofensivamente mais modestos que sua adversária. Foram 11 gols marcados, que se somam às boas atuações defensivas. Nas 5 partidas disputadas, a Suécia sofreu apenas 2 gols. Isso, portanto, deve equilibrar a partida. O principal nome entre as atletas suecas é, por incrível que pareça, a zagueira Amanda Ilestedt, que marcou 4 gols.
Nomes indicados na Copa do Mundo no Rei do Pitaco
O principal pensamento desta rodada deve, sem dúvida, ser em optimizar as alternativas defensivas, visto que ambos os times passaram dos 10 gols marcados. A entrada de Amanda Ilestedt, da Suécia é imprescindível, assim como a presença da lateral Ona Batlle, da Espanha. Confira, por fim, como ficou nossa escalação:
- Cata Coll (goleira)
- Irene Paredes (zagueira) (vice-capitã)
- Amanda Ilestedt (zagueira)
- J. Anderson (lateral)
- Ona Batlle (lateral)
A partir da entrada das meio-campistas, o predomínio das espanholas é notável, já que tiveram grande aproveitamento durante todo o Mundial no Rei do Pitaco. A começar por Jenni Hermoso, Aitana Bonmatí completa a dupla espanhola indicada. Enfim, o nome de Elin Rubensson é o maior destaque das suecas.
Até aqui, a escolha das atletas sugere o esquema 4-3-3, padrão no Rei do Pitaco. Esta é, portanto, uma das melhores chances do pitaqueiro reunir os destaques de Espanha e Suécia. Alba Redondo, assim como foi dito antes, é o destaque que merece a braçadeira de capitã. Sua companheira, Mariona Caldentey, também está entre as indicações. Fridolina Roldo, é a principal atacante da Suécia, que marcou poucos gols com suas jogadoras de frente.
O confronto acontecerá apenas durante a madrugada, portanto, esteja atento ao fechamento do Mercado de Escalação, às 04h59.