Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Na corrida pelo G4 do Campeonato Brasileiro da Série B, a sexta-feira (08) de futebol nacional garantiu a continuação da 17ª rodada em 7 ligas remuneradas do Rei do Pitaco. Bahia e Grêmio, favoritos da rodada e rivais diretos pela 3ª colocação, entrarão em campo nesta noite contra o Vila Nova e Náutico, respectivamente, lutando pela consolidação no topo da tabela.
Confirmadas durante o final da noite passada, antes do encerramento do confronto entre CSA x Ponte Preta, as ligas citadas envolvem premiações que superam os 90 MIL reais. Contudo, seguindo o início da primeira partida, o encerramento do mercado de Escalação do Rei do Pitaco acontecerá às 18h59, dando ao pitaqueiro pouco mais de 4 horas até o encerramento.
Confira todas as partidas desta noite, assim como seus horários:
- Vila Nova x Bahia (19h)
- Grêmio x Náutico (21h30)
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Análise das equipes e construção
Diante de duas equipes pertencentes a parte final da tabela de classificação, Vila Nova e Náutico, a base da construção estratégica passa pelas peças disponibilizadas, em sua maioria, por Bahia e Grêmio, principalmente no sistema defensivo.
Na primeira partida desta noite, a equipe do Bahia visita o lanterna da competição, o Vila Nova, em busca de manter sua retomada aos resultados positivos. Nos últimos 5 confrontos, o Tricolor Baiano conquistou 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas de forma consecutiva. Após o fim da sequência negativa, a equipe de Enderson Moreira contabilizou 3 gols marcados (por Hugo Rodallega, Júlio Cesar e Lucas Mugni) e apenas 2 gols sofridos.
Em resumo, os confrontos do Bahia mostram estabilidade no dois setores da campo, com poucos gols marcados, sejam contra ou a favor. Exceto nas derrotas, o Bahia não sofreu gols quando venceu ou empatou.
O Grêmio, segundo favorito a entrar em campo hoje, vem de uma sequência invicta, com 2 vitórias e 3 empates. Dono da 2ª melhor defesa do campeonato, o time de Diego Souza (vice-artilheiro da Série B) marcou 4 gols e sofreu apenas 1 gol. A solidez defensiva do time de Porto Alegre dá ao pitaqueiro segurança para fechar a linha da zaga com os seguintes jogadores: Gabriel, no gol, Bruno Alves e Pedro Geromel, no miolo da zaga, e Nicolas e Rodrigo Ferreira, nas laterais.
No confronto contra o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Náutico, a equipe tricolor ainda colocou à disposição uma das maiores armas ofensivas desta edição da segunda divisão nacional, o atacante Diego Souza, que marcou, até este momento, 7 gols.
Sendo assim, uma sequência com Daniel e Mugni, do Bahia, junto de Biel, do Grêmio, completam o setor de meio-campo. À frente, Diego Souza e Elias, do Grêmio, e Rodallega, são as alternativas da rodada.