Foto: Ricardo Moreira/Getty Images via OneFootball
A abertura de uma das fases mais afuniladas e decisivas das competições de mata-mata da América do Sul, enfim, terá sua estreia, nesta terça-feira (26), com a partida de Corinthians e Fortaleza, válida pela semifinal da Copa Sul-Americana.
O Rei do Pitaco trouxe aos Mercados de Escalação esta primeira partida decisiva. Os prêmios, como de costume para grandes jogos, superam os 75 mil reais.
As equipes vivem momentos distintos, com o Leão do Pici levando a melhor, sobretudo em jogos diretos, visto que venceu o confronto mais recente. Contudo, o Corinthians conta com sua torcida e a volta de um nome sem igual.
É desnecessário falar da importância de Renato Augusto para o funcionamento da engrenagem do Corinthians, mas sua presença está praticamente confirmada e isso pode ser um diferencial.
A primeira disputa direta pela final acontece em Itaquera, na Neo Química Arena, lar do Corinthians, enfim, às 21h30. Este é, sem dúvida, o principal jogo desta noite, já que será o único entre as competições da Conmebol, seja da Sul-Americana ou da Libertadores.
Jogos recentes e estatísticas de Corinthians e Fortaleza
Os donos da casa chegam para a semifinal da Copa Sul-Americana após boa vitória contra o líder do Campeonato Brasileiro. Esse triunfo deu fim a uma sequência que incomodava o torcedor, já que o Corinthians passou 5 jogos sem vencer. As estatísticas recentes mostram pouca criação: 1 vitória, 2 empates e, enfim, 2 derrotas. Sua última derrota, inclusive, foi contra o próprio Fortaleza.
O Fortaleza, por outro lado, enfrentou os dois extremos da tabela do Brasileirão. Em seus 5 últimos jogos, a equipe jogou contra o atual campeão da Copa do Brasil, assim como times que, hoje, estão na zona do rebaixamento. O longevo trabalho de Vojvoda mostra resultados contundentes. Seus 5 últimos jogos foram: 4 vitórias e, por fim, 1 derrota.
As estratégias criadas no Rei do Pitaco, sem dúvida, precisam mesclar o potencial de ambas as equipes.
Foto: Mateus Lotif/FortalezaEC
Planejamento e dicas da Sula no Rei do Pitaco
O fator casa deve fazer uma grande diferença para o jogo do Corinthians. Quando joga em Itaquera, com o apoio da torcida, a equipe de Vanderlei Luxemburgo ganha confiança, sobretudo defensiva. As primeiras indicações, portanto, trazem, em sua maioria, nomes do Timão:
- Cássio (goleiro)
- Gil (zagueiro)
- L. Veríssimo (zagueiro)
- Bruno Pacheco (lateral)
- Fábio Santos (lateral)
O segundo setor, no entanto, tem mudanças importantes. Em razão de dúvidas entre os titulares das equipes, escolhemos o sistema 4-4-2. Assim, um nome é indispensável: Renato Augusto (capitão). Ao seu lado, mais um representante do time paulista na Copa Sul-Americana: Matías Rojas. Enfim, dois destaques do Fortaleza na temporada são José Welison e Tomás Pochettino.
Devido às escolhas e mudanças na formação, o ataque precisa encontrar apenas os nomes mais ligados aos gols, independente da equipe. As escolhas, portanto, trouxeram Marinho (ou Lucero) e Yuri Alberto (vice-capitão), que devem ser titulares.
Novas mexidas na equipe escalada podem ser confirmadas até às 21h29, instantes antes do apito inicial no Rei do Pitaco.