Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images via OneFootball
Em mais uma sequência de partidas do futebol brasileiro, o domingo (16) marca, enfim, o retorno do Brasileirão e 5 jogos confirmados nas ligas do Rei do Pitaco, valendo mais de 150 mil em premiações. Entre os confrontos, dois clássicos regionais marcam o Mercado do Rei, que são: Fluminense e Flamengo, além de São Paulo e Santos.
O final de semana, mais especificamente a 15ª rodada, sofre com o adiamento de 2 confrontos, originalmente marcados para o sábado (15). Isso, todavia, acontece graças à última decisão das quartas de final da Copa do Brasil, entre Corinthians e América.
Só para ilustrar, os compromissos do domingo de Campeonato Brasileiro estão listados:
- Fortaleza x Cuiabá (16h)
- Fluminense x Flamengo (16h)
- São Paulo x Santos (16h)
- Athletico-PR x Bahia (18h30)
- Internacional x Palmeiras (18h30)
A oferta reduzida de partidas, além de mexer nas alternativas de escalação, sem dúvida, nos obriga a olhar para os clássicos e procurar soluções. As boas aparições recentes de São Paulo e Flamengo os colocam em uma posição privilegiada, sem contar nas poucas dúvidas entre os titulares. Conforme apontam os Prováveis do Brasileirão, apenas as posições de volância mostram inconsistências.
Foto: Heuler Andrey/Getty Images via OneFootball
Análise dos Confrontos do Brasileiro
Um dos primeiros confrontos do domingo é entre Fluminense e Flamengo, às 16h, e carrega um dos maiores equilíbrios de toda a 15ª rodada do Brasileiro, até mais que o SãoxSan. Ambos estão no G4, lideram quesitos importantes da tabela, como o de gols marcados e gols sofridos, portanto, merecem destaque ofensivo. Dentro desta partida, não é aconselhável buscar nomes que possam segurar o SG, visto que ambos têm chances de marcar gols. A busca, assim, deve ser por jogadores que mudem o cenário do jogo, tal qual Arrascaeta ou Cano.
Diferente da partida anterior, São Paulo e Santos tem um favorito evidente. Os donos da casa, o Tricolor Paulista, vive um momento de ascensão na temporada, após classificação na Copa do Brasil, em pleno Allianz Parque. O time do Morumbi enxerga em Jonathan Calleri, titular absoluto, uma das alternativas mais eficazes de seu ataque. Mais uma vez, caso o pitaqueiro busque nomes, o São Paulo pode fornecer as melhores opções.
Em contraste com os clássicos, existem destaques no Rei do Pitaco fora dos jogos citados. Pensando nas soluções defensivas da rodada, Athletico e Fortaleza podem ajudar o pitaqueiro a, de fato, montar uma defesa voltada a segurar e pontuar com o SG. O Furacão enfrenta um Bahia pouco inspirado, na Arena da Baixada, precisando vencer. Enquanto isso, o Fortaleza recebe o 2º pior ataque do Brasileiro.
Dicas, Escalação e Rei do Pitaco
A construção, como de costume, inicia pelo sistema defensivo do Rei do Pitaco. Nesse sentido, não há motivos para fugir da estratégia traçada acima, com jogadores do Athletico e Fortaleza. As indicações, portanto, são:
- João Ricardo (goleiro)
- Brítez (zagueiro)
- Thiago Heleno (zagueiro)
- Bruno Pacheco (lateral)
- Caio Paulista (lateral)
Saindo da defesa, a busca muda totalmente os padrões. O pitaqueiro precisa ir atrás dos jogadores com as melhores médias, ou seja, aqueles que mais participam de jogadas e estão perto do gol. Assim, algumas das peças válidas passam pelo Flamengo, com Giorgian de Arrascaeta e Gerson. Mas Vitor Bueno, do Athletico, e Wellington Rato, do São Paulo, estão na lista.
O ataque, com a ausência de jogadores importantes, tal qual Hulk e Paulinho, nos força a colocar em pauta outras alternativas. Gabriel Barbosa e Germán Cano, do clássico carioca, estão listados. Até este ponto, a composição deste setor passa por exemplos de centroavantes, os clássicos camisa 9. Enfim, os últimos nomes são: Jonathan Calleri e Vitor Roque.
Apesar da 15ª rodada começar neste sábado, os jogos válidos pertencem ao domingo. Portanto, fique ligado ao tempo limite de escalação. Conforme apontou o Rei do Pitaco, todavia, o mercado fecha às 15h59.