Foto: Nelson Almeida/AFP/Getty Images via OneFootball
Com pouco mais de 24 horas de tempo disponível até o encerramento do mercado de Escalação do Rei do Pitaco para as ligas desta 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, há muita concentração no setor defensivo, uma das posições mais visadas das formação estratégica das equipes que disputam as 18 ligas remuneradas deste final de semana de futebol nacional.
Para as ligas desta rodada, inclusive a Liga dos 500 MIL, todas as 10 partidas da Série A foram confirmadas dentro das plataformas do Rei do Pitaco, abrangendo as alternativas do pitaqueiro. No entanto, conforme indicada a análise prévia da rodada, existe um trio de equipes, formado por Palmeiras, Fluminense e Athletico-PR, que se destaca na rodada, por conta do desempenho defensivo, mas, da mesma forma, pelo favoritismo nos respectivos confrontos.
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images via OneFootball
Análise dos números defensivos
Frente ao desafio de entender as alternativas que a rodada propõe e escolher as melhores peças para compor um sistema com potencial tão volátil, o destaque para Palmeiras, Fluminense e Athletico-PR é natural, graças ao ótimo histórico defensivo que as equipes apresentaram nas 15 rodadas já realizadas. Respectivamente, os times citados são a 1ª, 2ª e 3ª melhores defesas, até este momento, do Campeonato Brasileiro da Série A.
O líder do Brasileirão e melhor defesa do campeonato (12 gols sofridos), o Palmeiras, enfrenta o lanterna da tabela, o Fortaleza, dono do 2º pior ataque do Brasileirão (13 gols marcados). Assim, pensar em uma defesa com Weverton, no gol, e Gustavo Gomez e Murilo, que comparecem ao ataque constantemente, é uma das melhores opções.
Com o 2º melhor desempenho defensivo do Brasileirão (14 gols sofridos), o Fluminense vem de uma sequência de 3 vitórias consecutivas e tem à frente o Ceará, que não vence há 5 partidas, mas chega embalado após grande vitória e classificação na Copa Sul-Americana. A princípio, a equipe das Laranjeiras tem o maior desafio dentre os favoritos. De toda forma, Nino e Manuel, assim como Samuel Xavier e Caio, titulares prováveis, são boas opções de escalação.
Por fim, o Athletico-PR, a 3ª melhor defesa do Brasileirão (15 gols sofridos), enfrentará o Goiás, fora de casa, com uma linha titular composta por: Abner Vinícius e Orejuela, nas laterais, e M. Felipe e Pedro Henrique, no miolo da zaga. Primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o Goiás tem apenas 15 gols marcados e, com apenas 1 vitória nos últimos 5 jogos, não deve representar grandes riscos ao Furacão.
Fornecidas as informações, o pitaqueiro pode encontrar uma solução ao mesclar as alternativas, com zagueiros goleadores, como é o caso do capitão palmeirense, G. Gómez, com laterais que se apresentam constantemente ao ataque, tal qual Abner Vinícius, ainda mantendo grandes chances de segurar os pontos do SG.
Lembre-se, pitaqueiro: O mercado encerra neste sábado (09), às 16h29.