Foto: Buda Mendes/Getty Images via OneFootball
O início de mais uma trajetória brasileira na disputa do Mundial de Clubes da FIFA acontece nesta segunda-feira (18), com o Fluminense entrando em campo, em Jedá, no Estádio Rei Abdullah, contra o Al Ahly. A disputa, naturalmente, chegou ao Rei do Pitaco, como a principal aba de hoje, valendo 50 mil reais. O Mercado de Escalações fica aberto até às 14h59.
A equipe de Fernando Diniz, apesar do favoritismo, quer evitar traçar o caminho de alguns compatriotas que perderam a disputa nas semifinais recentemente, tal qual o Palmeiras, em 2020, assim como o Flamengo, em 2022. Nas ocasiões, todavia, os times se contentaram com a disputa do terceiro lugar.
Para evitar a desclassificação precoce e seguir rumo ao sonhado título, o Fluminense enfrenta o atual campeão africano, o Al Ahly.
Impressões de Fluminense e Al Ahly
Apesar de ser um dos maiores clubes africanos, seja pelos títulos conquistados, assim como a popularidade dentro do Egito, o Al Ahly sabe como ninguém como é participar do Mundial de Clubes. No entanto, o time segue em busca de um objetivo: chegar a uma decisão. São 9 participações no Mundial, mas seus melhores resultados incluem três ocasiões onde conquistou o terceiro lugar. O time de Marcelo Koller têm uma série invicta importante, que já chega a 9 jogos sem perder. Ou seja, são 4 vitórias e 5 empates.
O Fluminense, por sua vez, desde a reta final do Campeonato Brasileiro vem se preparando para a disputa da competição da FIFA. Fernando Diniz, quando quis, poupou titulares, mesmo que a estratégia o fizesse perder jogos. Parte desse preparo, nesse sentido, foi a chegada á Arabia Saudita de forma programada, logo após o encerramento do Brasileirão. É verdade que o Tricolor Carioca não se preocupou com os jogos recentes, já que poupou e perdeu os 2 jogos mais recentes. Nessa mesma sequência, obteve 3 vitórias anteriores.
Foto: Fadel Senna/AFP/Getty Images via OneFootball
Rei do Pitaco e as escalações para o Mundial
Existe, inevitavelmente, uma disparidade técnica entre as equipes, já que o Fluminense tem o melhor time. Cabe ao pitaqueiro, portanto, começar a escalação no Rei do Pitaco com as peças que mais fazem sentido. A princípio, o favoritismo do Fluminense supera os atletas do Al Ahly, mesmo da vitória dos egípcios em cima do Al-Ittihad. Nossas indicações, nesse sentido, são estas:
- Fábio (goleiro)
- Nino (zagueiro)
- M. Abdelmonem (zagueiro)
- Marcelo (lateral)
- M. Hany (lateral)
Com o equilíbrio do sistema defensivo, fica possível escolher nomes de ambos os times nas demais posições do campo. Assim, dois destaques da campanha do Fluminense na Libertadores entram nas escalações no Rei do Pitaco: Jhon Arias (vice- capitão) e PH Ganso. Emam Ashour, do Al Ahly, já tem um gol no Mundial de Clubes, portanto, é indicado.
Já no fim da escalação, o ataque oferece boas alternativas. A dupla de ataque do Tricolor Carioca, Germán Cano (capitão) e Keno, será muito acionada durante a partida, podendo marcar pontos. Mais um representante dos egípcios, Hussein El Shahat, é mais um jogador que marcou nesta edição do Mundial. Tenha-o entre os nomes da partida.
Conforme as indicações da FIFA, a partida iniciará às 15h, enfim, fechando o mercado do Rei do Pitaco com 1 minuto de antecedência.