Foto: Mateus Lotif/Fortaleza
A primeira decisão masculina de uma competição da Conmebol, a Copa Sul-Americana, além de acontecer neste sábado (28), chegou ao Rei do Pitaco valendo mais de 30 mil reais. As abas clássicas de escalação do fantasy game ficam disponíveis até 1 minuto antes do apito inicial.
Esta será a estreia do Fortaleza em uma decisão internacional, dando ainda mais brilho para o jogo. Pelo lado dos equatorianos, a LDU já foi campeã de ambas as competições internacionais da América do Sul, a Copa Libertadores, assim como a Copa Sul-Americana.
Esse histórico, no entanto, entra na análise, mas com um limite. A superioridade técnica do Leão do Pici, a princípio, até os resultados recentes serão os diferenciais no Mercado da Final.
Como de costume, desde 2019, as decisões da Conmebol são marcadas em campo neutro, portanto, mesmo com o mando de campo a seu favor, o Fortaleza e LDU jogaram longe de casa. Assim, o palco da decisão da Copa Sul-Americana será o Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai.
Foto: Franklin Jacome/Getty Images via OneFootball
Estatísticas e análise de Fortaleza e LDU
Adotando uma estratégia de segurança, o Fortaleza decidiu poupar jogadores, sobretudo na partida contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Isso levou a uma sequência de duas derrotas consecutivas, mas que não atrapalha o propósito da equipe para a final da Copa Sul-Americana. É necessário, todavia, encontrarmos os pontos fortes do time de Juan Pablo Vojvoda. Sem dúvida, os meio-campistas José Welison e Pikachu se mostraram destaques e responsáveis por boas atuações, que renderam pontos no Rei do Pitaco. O atacante Lucero, por exemplo, tem 19 gols marcados na temporada, portanto, entra em qualquer elenco.
Os equatorianos não mediram esforços para chegar bem na final, já que somam 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas recentes. O time da LDU, nesse sentido, está invicto há 5 jogos e fez uma preparação completa. O equilíbrio da final é inegável, apesar da superioridade técnica do Fortaleza, contudo, a busca por alternativas de escalação deve ser igualitária. Enfim, mapeando nomes que podem mudar o jogo a qualquer instante.
Final da Sul-Americana e dicas no Rei do Pitaco
O nível de equilíbrio da final mostra que é indicado fechar a defesa de uma das equipes. Nos resta, portanto, escolher os destaques, seja da LDU ou do Fortaleza.
Nosso sistema defensivo conta com:
- João Ricardo (goleiro)
- E. Brítez (zagueiro)
- Facundo Rodriguez (zagueiro)
- Quiñónez (lateral)
- Bruno Pacheco (lateral)
Um dos principais nomes do Leão do Pici na temporada, Yago Pikachu, virou dúvida entre os nomes da final. Antes de descartá-lo, mantenha-o entre as opções. Três nomes cotados como titulares e disponíveis incluem Zé Welison, Renato Ibarra e Caio Alexandre.
A um passo de conquistar seu primeiro título internacional, o Fortaleza de Vojvoda deve ter suas principais peças à disposição do treinador argentino. À frente, Guilherme e Lucero (capitão) somam 6 gols marcados e 4 assistências confirmadas. Portanto, as primeiras indicações do ataque estão claras e definidas.
Paolo Guerrero (vice-capitão), da LDU, jogou apenas 6 partidas, mas marcou 3 gols. O peruano é a última peça encontrada no mercado do Rei do Pitaco, que fecha às 16h59.